Comunidades Madeira

Governo Regional cria regulamento para apoios a instituições da Diáspora madeirense

Conselho da Diáspora reafirma reivindicações apontadas ontem no Fórum Madeira Global

O Conselho da Diáspora reuniu esta manhã, após a tomada de posse dos seus membros. 
O Conselho da Diáspora reuniu esta manhã, após a tomada de posse dos seus membros. , Foto DR

A próxima edição do Fórum Madeira Global ficou agendada para 27 de Julho do próximo ano, reunindo o Conselho da Diáspora Madeirense no dia seguinte, a 28 de Julho

As conclusões da reunião do Conselho da Diáspora Madeirense, que decorreu hoje, reafirmam muitos das reivindicações apontadas ontem no Fórum Madeira Global, iniciativa que já tem data para a edição do próximo ano. 

A par disso, Rui Abreu, que presidiu aos trabalhos desta manhã, após a tomada de posse dos novos conselheiros, deu conta, aos jornalistas, que o Governo Regional vai continuar a apoiar as instituições sociais da Diáspora madeirense, realçando que está a ser ultimado um regulamento que vai definir as regras para essas instituições possam concorrer a esses apoios. O governante deu o exemplo do apoio concedido, este ano, pela Madeira a dois lares na Venezuela. 

O tema da criação do círculo eleitoral pela emigração, para a Assembleia Legislativa da Madeira, voltou a ser abordado, com os conselheiros a instarem o parlamento regional e o nacional a agilizarem as alterações necessárias para que tal venha a ser uma realidade, à semelhança do que acontece, "de forma bem natural", nas eleições para a Assembleia da República. 

"Canais de comunicação entre os conselheiros e a Direcção Regional das Comunidades estão abertos ininterruptamente"

Os conselheiros da Diáspora Madeirense tomaram posse, hoje, no Salão Nobre do Palácio do Governo. A cerimónia foi conduzida pelo director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa voltou a reafirmar o desejo demonstrado pelos vários conselheiros do reforço da "política de proximidade do Governo Regional com as comunidades", através de visitas oficiais às comunidades madeirenses espalhadas pelo Mundo. Estas acções são entendidas, também,  como uma forma de estreitar laços, promovendo, ao mesmo tempo, a mobilização das novas gerações para o interesse pela cultura e aspectos da vida regional. O Conselho da Diáspora entende ser "fundamental reforçar os elos através da integração, nas diversas comitivas, de agentes culturais, desportivos e científicos", como forma de reflectir "a Madeira do século XXI". 

43 fotos da tomada de posse dos conselheiros da Diáspora Madeirense

Os conselheiros da Diáspora Madeirense tomaram posse esta manhã de sexta-feira, no Salão Nobre do Palácio do Governo, numa cerimónia conduzida pelo director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu

Foi dada especial atenção ao folclore, enquanto uma das bases mais sólidas da identidade cultural madeirense e elemento de coesão junto das comunidades, pelo que o Conselho entende ser importante promover um seminário de formação, a ter lugar na Região, onde deverão participar os responsáveis dos vários grupos folclóricos no estrangeiro com ligação à Região. Esta acção é vista pelos conselheiros como uma "forma de garantir genuinidade e qualidade dos grupos folclóricos da Diáspora". 

Os problemas que afectam os vários consulados portugueses voltaram a ser abordados, com os conselheiros a instarem o Governo da República a melhorar o funcionamento destas unidades. Segundo Rui Abreu, "esta é uma realidade recorrente, mas que não podemos deixar de referir", dando o exemplo de pessoas que se deslocam "milhares de quilómetros" e depois vêem ser cancelada a sua marcação, acabando por ser, muitas vezes, mais fácil vir à Região tratar dos assuntos em causa. 

As ligações aéreas foram outra assunto tido em conta na reunião desta manhã, com os conselheiros a  fazerem "uma crítica" e uma "censura" à TAP, pelo facto de a companhia aérea de bandeira nacional não servir convenientemente a Diáspora com voos regulares com Portugal e com a Madeira. O caso da África do Sul, com meio milhão de emigrantes portugueses, a maioria madeirenses, foi um dos exemplos apontados pelo director regional das Comunidades e Cooperação Externa. 

Do encontro que hoje teve lugar saiu, ainda, as datas da edição do próximo ano do Fórum Madeira Global e do Conselho da Diáspora, marcados respectivamente para 27 e 28 de Julho do próximo ano.