Mundo

Venezuela nomeou embaixadores na União Europeia, Arábia Saudita, Irão e Tribunal Penal Internacional

None

A Assembleia Nacional da Venezuela, de maioria "chavista" , aprovou hoje por unanimidade uma proposta do Executivo nomeando novos embaixadores para a União Europeia, a Arábia Saudita, o Irão e o Tribunal Penal Internacional.

Durante o debate, a deputada Ileana Medina destacou a nomeação de Jorge Hidalgo Valero, como novo embaixador na UE, recordando que depois de a Europa ter imposto sanções económicas contra Caracas e questionado o Governo do Presidente Nicolás Maduro, "reviu a sua posição".

"Jorge Valero, tem uma grande experiência na sua carreira e uma gigantesca tarefa, complexa, muito complexa, mas temos a certeza que estará à altura, precisamente pela sua experiência", frisou a deputada do PPT, sublinhando que a normalização das relações com a UE é um ato de soberania.

O novo embaixador venezuelano na UE, Jorge Valero, é atualmente representante permanente da Venezuela na ONU e, entre 2001 e 2008 foi embaixador na Organização de Estados Americanos (OEA) organização do qual Caracas se afastou em 2017.

Anteriormente foi embaixador na Coreia do Sul e vice-ministro de Relações Exteriores para a América do Norte e Assuntos Multilaterais.

Por outro lado, foi aprovada a nomeação do major-general da Aviação venezuelana, José Rafael Silva Aponte, como embaixador da Venezuela no Irão.

Segundo a imprensa local, entre 2017 e 2018, José Rafael Silva Aponte foi comandante da Base Área El Libertado em Palo Negro, Arágua (100 quilómetros a oeste de Caracas) e em 1992 participou na falida intentona golpista liderada pelo falecido líder socialista Hugo Chávez, contra o então presidente Carlos Andrés Pérez.

Foi antigo coordenador da Guarda de Honra de Hugo Chávez, comandante do Grupo Aéreo de Caças Simón Bolívar e comandante da Região Estratégica de Defesa Integral de Los Llanos.

"Estou convencido que será um digno representante da Venezuela para reforçar as relações com o Irão em matéria petrolífera, de saúde e assuntos militares", disse o deputado Edgardo Ramírez, justificando a sua aprovação.

Por outro lado, a segunda vice-presidente do parlamento, destacou a nomeação de Calixto Ortega como embaixador da Venezuela perante a Organização para a Proibição de Armas Químicas e o Tribunal Penal Internacional, sublinhando o seu "caráter e alto valor humano".

"Vai assumir uma grande responsabilidade (...) hoje é uma data histórica para nós pelo (aniversário do) nascimento do maior diplomata que esta terra alguma vez conheceu, Hugo Chávez", disse ele.

Calixto Ortega é atualmente magistrado do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela. Entre abril e outubro de 2013 foi adido de negócios da Venezuela nos EUA e entre outubro de 2013 e dezembro de 2015 foi vice-ministro de Relações Exteriores para a Europa.

Segundo o deputado Roy Daza, David Nieves Velásquez Caraballo será o novo embaixador da Venezuela na Arábia Saudita, depois de exercer funções como vice-ministro para o Oriente Médio e a Ásia.

Entre 2009 e 2012, David Nieves Velásquez Caraballo, foi embaixador da Venezuela no Irão e em 2019 foi Chefe de Missão da Embaixada da Venezuela na Nigéria.

Fontes parlamentares avançaram à Agência Lusa que vão se nomeados, em breve, novos embaixadores da Venezuela na Noruega, Síria, Qatar e Rússia.

Ramón António Gordils Montes vai dirigir a embaixada da Venezuela na Noruega, José Gregório Biomorgi Muzzatiz na Síria, Carlos José Mata Figueroa em Qatar, e Jesús Rafael Salazar Velásquez na Rússia.