Madeira

CMF entrega certificados de Qualidade Ambiental a 63 empresas

De 176 entidades verificadas, apenas 63 receberam certificados de cumprimento de boas práticas na separação de resíduos recicláveis

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) procedeu esta quarta-feira, 8 de Junho, à entrega de 63 Certificados de Qualidade Ambiental, no âmbito da Semana do Ambiente.

Durante a cerimonia que decorreu, esta tarde, no salão nobre da CMF, a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, referiu que a “problemática dos resíduos sólidos urbanos é actualmente uma questão que ocupa a linha da frente das políticas ambientais”, alertando “que uma incorrecta gestão, poderá constituir uma fonte de poluição, que quando associadas às regiões ultraperiféricas, se fazem sentir de uma forma mais acentuada”.

Nádia Coelho agradeceu a participação e o empenho de  todas as  entidades e felicitou as que receberam o Certificado de Qualidade Ambiental, sublinhando que só com a colaboração de todos “continuamos a cuidar da nossa Cidade, nomeadamente em encaminhar correctamente os seus resíduos mesmo em tempos difíceis como os que temos vindo a viver”.

Com o objectivo de aumentar a taxa de reciclagem e a separação dos resíduos recicláveis, conforme consta do Regulamento de Resíduos Sólidos e de Comportamentos Poluentes, a autarquia procedeu a quantificações e caracterizações físicas aos resíduos indiferenciados de várias entidades e analisadas a percentagem de material reciclável.

Consoante o grau da classificação alcançado pelos produtores de resíduos, são  atribuídos agravamentos ou bonificações no valor da taxa de gestão de resíduos sólidos, respectivamente.

Entre Maio de 2021 e Abril de 2022, foram realizadas 280 quantificações e caracterizações físicas a 176 entidades. Destas, apenas 63 tiveram bonificação da taxa de gestão de resíduos sólidos (mais 20 entidades que em 2019), perfazendo a redução total de cerca de 46.500 euros na conta da água. Dos certificados atribuídos 27 eram de Ouro (classificação de Qualidade Muito Boa) e 36 de Prata (classificação de Qualidade Boa).