Madeira

Exposição 'Paisagens da Madeira' no átrio da Secretaria Regional de Educação

None

O espaço EntreArte, situado no átrio da Secretaria Regional de Educação, tem patente, a partir de hoje e até final de Agosto, a exposição Paisagens da Madeira.

Estão em exibição 50 fotografias, as mais votadas no concurso alargado às escolas do 3.º ciclo da Região, no sentido de os alunos se aventurarem a captar imagens, naturais e/ou humanizadas, da beleza que caracteriza o arquipélago da Madeira.

Ao desafio lançado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Clube Europeu da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e a Direcção Regional de Juventude, responderam oito escolas da RAM e participaram 114 alunos que concorreram com cerca de 220 fotografias.

Presente na abertura da exposição, o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, agradeceu a disponibilidade dos professores na dinamização de uma atividade que considerou de grande relevância.

Permitiu percecionar a forma como os alunos olham para questões tão importantes como o ambiente, o património e a cidadania, que são fundamentais para a nossa convivência social, sem esquecer o papel importante que os estudantes têm na identificação, na preservação e, acima de tudo, na definição de estratégias para a sua disseminação e para a conservação da nossa cultura e da nossa natureza. Jorge Carvalho, secretário regional da Educação

O governante considerou este concurso mais um bom exemplo da Escola inclusiva, flexível e virada para a cidadania, que "permite aos jovens mostrar os seus talentos e dar azo às suas visões".

Vencedores

1.º lugar: “Falso Sol”, de Afonso Ferraz (EB23 do Caniço)

2.º lugar: “Baía de Câmara de Lobos”, de João Aníbal Gonçalves (EB23 do Estreito de Câmara de Lobos)

3.º lugar: “Lagoa do Fanal”, de Leonor Soares (EB23 do Caniço)

Menções Honrosas

“Enseada - Jardim do Mar”, de Alda Sumares (EB23 do Caniço)

“Tarde de outono no Pico das Pedras”, de Ana Barros (EBS Dr. Maurílio da Silva Dantas)

“Reflexo do Paraíso”, de Ana Pereira Bettencourt (EB123/PE Bartolomeu Perestrelo)

“Faial - Fim da Jornada”, de João Sousa (EB23 do Caniço)