Desporto

Governo apoia Associação de Natação da Madeira em 65 mil euros

None Ver Galeria

As duas entidades assinaram um contrato-programa que visa apoiar os três grandes eventos de natação que a Região vai acolher

A Associação de Natação da Madeira (ANM) e o Governo Regional celebraram, esta manhã, em Vila Paços, a assinatura de um contrato-programa que visa apoiar em 65 mil euros os três grandes eventos internacionais que a ANM vai organizar: o Campeonato do Mundo de Natação Adaptada, o Madeira Island Ultra-Swin e o Campeonato Europeu de Fotografia e Vídeo Sub-aquático.

Na cerimónia, Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira destacou que este apoio será “fundamental” dada a complexidade das provas.

“Estamos a falar do dobro de atletas e dos países que tivemos no Campeonato Europeu de Natação Adaptada no ano passado e tendo cerca de 170 cadeiras de rodas para transportar durante cerca de 10 dias é uma logística bastante grande e complexa”, explicou, acrescentando que a Região vai “mais uma vez estar à altura” com a realização do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada, que tem início agendado para este domingo.

Por seu turno, Rui Barreto, secretário regional de Economia, afirmou que as realizações destas três grandes competições revelam “a enorme capacidade” que a ANM e o Governo têm para “captar e atrair” grandes eventos internacionais, valorizando assim a Madeira, as competições, os atletas e a promoção da Região.

“Demonstra a capacidade organizativa, a capacidade de atrair grandes eventos, a valorização do património desportivo regional, porque nós estamos a utilizar, porventura, a melhor piscina nacional olímpica, valorizando e rentabilizando com eventos internacionais”, afirmou, salientando também o impacto económico que vai possibilitar. “Estes três eventos vão trazer à Madeira cerca de 3.000 pessoas e isto terá impacto na hotelaria, na restauração, bem como em toda a actividade económica e na promoção da Madeira enquanto região de turismo de excelência”, concluiu.

Este apoio do contrato-programa no valor de 65 mil euros ficam bem justificados, porque garantirá à organização o transporte dos atletas, garantindo assim toda a logística, toda a segurança no transporte de atletas Rui Barreto, secretário regional de Economia

O Campeonato do Mundo de Natação Adaptada vai trazer à Região cerca de 1.600 atletas de cerca de 70 países. A prova realiza-se entre os dias 12 e 18 de Junho, no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Penteada.