5 Sentidos

Câmara do Funchal apoia Aleste com 12 mil euros

None

A Câmara Municipal do Funchal formalizou, esta tarde, um protocolo com a Aleste Associação Cultural, no valor de 12 mil euros. Este documento visa a cooperação logística associada à isenção de licenças de ruído e cedência de espaços, assim como o apoio financeiro para a realização do Festival Aleste.

A 8.ª edição deste evento realiza-se no sábado, dia 28 de Maio, no Complexo Balnear da Barreirinha entre as 15h00 e as 00h00. 

Durante a cerimónia, o presidente da autarquia referiu que o Festival Aleste é uma aposta muito grande que “mantemos na cultura” e é também um “grande evento” que nós queremos continuar a “dinamizar” e a “incentivar”. Pedro Calado afirmou ser objectivo da autarquia trazer outros musicais para o centro da cidade do Funchal. “Queremos uma cidade atrativa com investimento, com dinâmica , movimentação e sobretudo participativa”, defendeu.

Na ocasião, o presidente fez questão de lembrar que, na reunião de Câmara de 21 de Abril, foi reforçado o apoio a 55 associações, num montante superior a 300 mil euros.

"O Festival Aleste nasce sob o signo da música, propondo cartazes musicais alternativos que, ao mesmo tempo que acompanham a atualidade, promovem os mais relevantes artistas portugueses de cada ano. É um Festival considerado familiar e que atrai um público jovem e alternativo", refere nota da autarquia.

Além deste evento, será ainda apoiado o projecto 'Carta Branca' que é uma residência artística (que normalmente inclui criações, gravações de álbuns e videoclipes tendo o Funchal como pano de fundo) e o Festival Ilhatrónica, em Novembro, no Mercado dos Lavradores.

"A organização tem procurado, com muito empenho, manter vivo um festival que já é uma marca da cidade do Funchal e que tem sido um sucesso pelo seu carácter diferenciador", refere a mesma nota.

A autarquia indica ainda que "o presidente da autarquia espera que a população adira ao evento em condições de segurança, lembrando , que ainda estamos num período de pandemia, mas dentro daquilo que é normal e daquilo que é aceitável , desejo que sábado se proporcione um dia fantástico de «convívio» e de «confraternização», realçando, que o Complexo Balnear da Barreirinha oferece todas as condições de segurança, limpeza e asseio para todos aqueles que vão ao Festival no próximo sábado".