Madeira

PCP mostra-se solidário com trabalhadores da Saúde da RAM

None

O PCP esteve, esta manhã, com os dirigentes sindicais do sector da Saúde junto à Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil para mostrar a sua solidariedade "com a luta dos trabalhadores", saudando todos os que "aderiram à jornada de luta agendada para hoje". 

Em comunicado enviado às redacções, os comunistas notam que "os trabalhadores da Saúde estão cansados de esperar pela implementação das suas reivindicações. Ano após ano as promessas de solução aos problemas dos trabalhadores são adiadas enquanto a falta de condições de trabalho são agravadas. Esta é uma situação lamentável". 

SINTAP fala em adesão de 60% à greve na saúde na Madeira

Consulta Externa, Farmácia e RX com adesão a rondar os 100% entre os assistentes operacionais

Conforme revelam, em causa está a luta "pela valorização das carreiras, pelas melhorias de condições de trabalho, pela dignificação e valorização profissional, pela admissão de mais trabalhadores e pela defesa do Serviço Regional de Saúde".

O reconhecimento destes profissionais não pode ficar pelos aplausos e pelos discursos de circunstância, alguns dos quais proferidos por quem durante anos desvalorizou profissionalmente estes trabalhadores, desvalorizou os salários e as carreiras, aumentou os ritmos de trabalho, usando e abusando de horas extraordinárias em geral não pagas nem compensadas. PCP

Por fim, realçam que, não só em dias de greve, mas ao longo de todo o ano, há unidades de saúde que funcionam com "serviços mínimos ou abaixo dos serviços mínimos por falta de trabalhadores". "A justa luta destes trabalhadores e a sua expressão demostram a necessidade de defender o Serviço Regional de Saúde, valorizando o trabalho e os trabalhadores, e garantindo assim a prestação de um melhor serviço de saúde", concluem os comunistas. 

Assistentes operacionais da Saúde pedem uma carreira própria

Sindicatos a apontam para uma adesão entre 50 a 60% nos hospitais e centros de saúde da Madeira