Madeira

"Por que é que o amor incomoda? ", questiona o PAN Madeira

None

Em comunicado , o PAN Madeira questiona "Por que é que o amor incomoda? Por que é que o afeto entre pessoas incomoda?".

Relembrando os confrontos que existiram em Nova Iorque, a 28 de Junho de 1969, a pessoas que foram discriminadas pela sua identidade e expressão de género e orientação sexual, "fora do padrão hétero-cis-normativo resistiram aos abusos das autoridades de segurança.".

Foi no bar de Stonewall Inn que aconteceram estes episódios, que ficaram registados na história, demarcando assim um novo rumo nos Direitos LGBTQIA+.

Stonewall era um bar frequentado por pessoas LGBTQIA+ em Nova Iorque, no final da década de 60, o qual tinha um destaque dos demais, pois permitia que os casais homoafetivos pudessem dançar à vontade.

"As pessoas gays, lésbicas, transexuais, drag queen´s, travetis, entre outros, eram agredidas e detidas constantemente pela polícia", explica o comunicado.

Esta data fica marcada na história dos movimentos sociais e dos direitos humanos, como o dia do Orgulho Gay, motivando assim, no início do Verão as marchas e paradas por todo o mundo.

O PAN Madeira refere ícones que marcaram a data: Marsha P. Johnson, Sylvia Rivera, Stormé DeLarverie, Miss Major Griffin-Gracy.

Ainda hoje, vivemos num mundo extremamente preconceituoso e fóbico. De acordo com a UNESCO, existem 170 países que não é permitido o casamento homoafetivo; em 69 países ser LGBTQIA+ é ilegal; em 10 países há a pena de morte para pessoas LGBTQIA+. PAN Madeira

O partido questiona "Será mesmo que vivemos numa sociedade que respeita todas as formas e expressões de vida?"

É necessário revermos os nossos (pré)conceitos, nos reeducarmos e olharmo-nos com o respeito que nos é próprio. Somos seres pensantes, e como tal, é hora de exercermos o nosso direito e dever básico humano: a liberdade e o respeito por toda e, qualquer forma de vida. Não precisamos gostar ou entender, mas é dever nosso respeitar cada ser como é, em sua essência. Toda a forma de vida e de amor é válida e tem o seu lugar, hoje e sempre. Muitas pessoas morreram, muito sofrimento está presente na história do planeta, cabe a cada qual de nós (e em conjunto) fazer a diferença.” PAN Madeira