Madeira

Miguel Albuquerque visita amanhã a Expo Pecuária

None

O presidente do Governo Regional (GR), Miguel Albuquerque, vai visitar, amanhã, 25 de Junho, pelas 11h00, em Ponta Delgada, a Expo Pecuária, uma iniciativa da junta de freguesia local. O evento acontecerá em frente à escola de Ponta Delgada.

O evento, que já vai na 7.ª edição, teve início em 2014, contudo teve um interregno de dois anos (2020 e 2021) devido à pandemia.

Esta é uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Ponta Delgada, a pedido dos produtores locais, com o objectivo de dar visibilidade às explorações.

Inicialmente a ideia surgiu da necessidade de facilitar e apoiar os produtores no âmbito de todas as obrigações legais, formalizações burocráticas e técnicas que implica a criação de animais.

As tosquias das ovelhas também foram incluídas neste evento, de forma a recriar uma antiga tradição perdida ao longo dos tempos. O objectivo é transmitir à nova geração uma actividade que remanesce dos antepassados.

Nesta edição, existirá dez expositores, nas diversas vertentes com espécies de animais (caprinos, bovinos, ovinos, aves, suínos e equídeos), distribuídos pelos vários currais disponíveis. 

Também existirão quatro barracas de comes-e-bebes, bolo do caco e espetada regional.

O tradicional ritual da bênção dos animais que estarão em exposição também irá acontecer.