Madeira

Albuquerque diz que a banana “é muito bem paga” ao produtor

Banana da Madeira é a mais bem paga da Europa

None
Foto OD

A banana da Madeira além de ser “a mais bem paga da Europa” é também “muito bem paga” ao produtor. Garantia do presidente do Governo Regional da Madeira, por ocasião da inauguração do Centro de Banana da Madeira (BAM), instalado no Lugar de Baixo, na Ponta do Sol.

A nova estrutura, dotada de uma zona de exposição permanente (um Núcleo Museológico, instalado no piso 0), acolhe, no piso 1, os departamentos de Investigação e de Qualidade e de Apoio ao Produtor e Formação.

Na concorrida inauguração, onde também marcou presença a presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, a socialista Célia Pessegueiro, o presidente do Governo assegurou que o sector “é rentável”, mas importa ser maximizado para, entre outras vantagens, “minimizar o trabalho árduo dos produtores e garantir que através da tecnologia, temos o maior aproveitamento do fruto da bananeira. Melhorando o produto, melhorando a qualidade, melhorando o sabor e isso obriga a um investimento por parte da GESBA em cooperação com outras instituições científicas no sentido de garantir que a banana da Madeira é cada vez mais fiável, mais credível, melhor e gera mais rendimento para os produtores”, declarou, durante a demorada visita aos campos de cultivo, onde há viveiros de plantas (de crescimento e de adaptação), as zonas de despenca, maturação e refrigeração da banana, servido por um sistema de transporte dos cachos (cabo aéreo).

A propósito do pequeno teleférico instalado para transporte de cachos de banana, Albuquerque sublinhou que o próximo quadro comunitário reserva verbas para financiar a instalação deste sistema nos socalcos com bananais, e desta forma mecânica “baixar os custos de produção e facilitar a vida dos produtores.