5 Sentidos

Exposição dedicada ao Imperador Carlos da Áustria até Outubro no Arquivo e Biblioteca Madeira

None Ver Galeria

A Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) abriu, hoje (27 de Junho), ao público uma exposição documental dedicada a Carlos, Imperador da Áustria e Rei da Hungria, que estará patente até 15 de Outubro naquele espaço.

A inauguração contou da exposição, intitulada 'Centenário da Presença de Carlos de Áustria na Madeira: Um percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira', contou com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura.

"No âmbito da celebração [do Centenário da Presença de Carlos de Áustria na Madeira] o ABM contribui com esta exposição e, simultaneamente, com a celebração de um protocolo com a Fundação Otto de Habsburgo, que nos permite ter acesso a mais informação relacionada com a vida do imperador e partilhar aquela que nós temos aqui na Região", salientou na ocasião Eduardo Jesus.

O governante adiantou que esta exposição é o prenúncio de uma outra, que se realizará, em Novembro, na cidade de Budapeste, na Hungria, e que "leva a Madeira e a presença do Imperador na Madeira até essas terras".

Além da mostra física,  no átrio do ABM, a exposição e incluirá uma versão virtual, disponibilizada na página institucional da DRABM.

A mostra apresenta documentos e imagens que registam a presença do agora Beato na ilha da Madeira, acompanhado pela esposa, Imperatriz e Rainha Zita de Bourbon, seus filhos e respectivo séquito.

A exposição conta com uma parceria com a Fundação Otto de Habsburgo e com a família de D. João de Almeida.