Madeira

Piscinas das Salinas reabrem em Câmara de Lobos após dois anos de pandemia

Governo Regional e Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento investiram mais de 70 mil euros na reabilitação do empreendimento balnear

Pedro Fino, secretário regional dos Equipamentos e Infra-estruturas, visitou o complexo balnear juntamente com o autarca de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e a presidente da SMD, Nivalda Gonçalves.
Pedro Fino, secretário regional dos Equipamentos e Infra-estruturas, visitou o complexo balnear juntamente com o autarca de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e a presidente da SMD, Nivalda Gonçalves.

O Governo Regional e a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento (SMD) investiram mais de 70 mil euros no Complexo Balnear das Salinas, em Câmara de Lobos, de modo a reabilitar o empreendimento das piscinas que esteve encerrado durante dois anos devido à pandemia.

Pedro Fino, secretário regional dos Equipamentos e Infra-estruturas, visitou na manhã deste sábado, aquele complexo balnear juntamente com o presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e a presidente da SMD, Nivalda Gonçalves.

O projecto do Complexo Balnear das Salinas, constituído por um conjunto de piscinas (uma de uso comum e outra infantil), um solário e áreas de apoio, foi idealizado pelo Atelier Paulo David, foi executado pelo consórcio Etermar/Somague entre os anos de 2003 e 2004.

Em Março de 2018, a forte agitação marítima voltou a causar estragos no empreendimento, pelo que, no ano seguinte, a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento (SMD) executou os trabalhos de consolidação do revestimento da parede de pedra aparelhada dos muros da envolvente à Piscina das Salinas, no valor de 26.880 euros (+ IVA).

Porém, o empreendimento Piscina das Salinas esteve encerrado durante dois anos devido à pandemia e no decorrer de 2022, sendo “imperativa a reabertura deste espaço emblemático no coração de Câmara de Lobos”, a SMD assumiu a responsabilidade de restabelecer as condições para a sua utilização, investindo 73.763 euros (+IVA) na prestação de serviços para reparação e substituição de equipamentos electromecânicos e trabalhos complementares.

“Esta intervenção englobou a reparação e substituição de bombas, quer do sistema de captação de água do mar e circulação de água, quer a substituição de filtros e areias. O sistema de tratamento químico foi também totalmente substituído. As centrais elevatória de águas residuais e pluviais necessitavam de substituição e/ou reparação de equipamentos, nomeadamente, as bombas e quadros eléctricos”, explicita a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infra-estruturas (SREI), em comunicado de imprensa.

As tubagens dos diferentes sistemas, foram revistas e substituídos todos os elementos e acessórios danificados e/ou sem condições. A localização do quadro eléctrico geral foi alterada, considerando que a sua anterior localização era exposta à entrada de água. Desta forma, são garantidas a segurança e a durabilidade dos seus componentes.

As instalações sanitárias, balneárias e instalações técnicas foram alvo também de intervenção, com a substituição de elementos degradados e repostos os inexistentes.

O pavimento do solário foi rectificado e pintado, à semelhança das piscinas, onde também foram substituídas as grelhas das caleiras. Os acessos também foram melhorados.

Esta intervenção foi inserida no âmbito do Projecto PIDDAR n.º 52488 - Reabilitação das Infra-estruturas e Equipamento e Interiores e Exteriores – Salinas. Todavia, a SMD complementou o investimento com receita própria.