Madeira

Produtores Europeus de Banana assinam protocolo de cooperação

Acordo prevê a cooperação em programas e acções de investigação conjuntos, a realização de acções de formação, monitoramento agronómico e técnico, entre outros

None

Foi assinado esta sexta-feira, 24 de Junho, um protocolo de cooperação entre os membros da Associação de Produtores Europeus de Banana, que inclui a madeirense GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, a francesa L’Union des Groupements de Producteurs de Bananes de Guadeloupe et Martinique e a espanhola Asociación de Organizaciones de Productores de Plátanos de Canarias.

A cerimónia de assinatura foi presidida pelo secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, que destacou a importância do acordo para a defesa da banana das regiões ultraperiféricas, avançando que está prevista a colaboração entre as partes em domínios técnicos e científicos.

O principal objectivo deste acordo é continuarmos a defender a banana das regiões ultraperiféricas da União Europeia, que é ameaçada pela concorrência internacional que não está obrigada às regras de produção europeias. Nesse sentido vamos promover a cooperação conjunta em domínios técnicos e científicos de interesse comum, estudando formas de concretização de projectos específicos em benefício recíproco. secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos

O protocolo prevê a realização de programas e acções de investigação conjuntos, a realização de acções de formação, monitoramento agronómico e técnico, organização e participação mútua em seminários e participação conjunta em consultas públicas sobre legislação europeia de natureza técnica.

“Esta cooperação também tem por objecto a adaptação às alterações climáticas, redução de emissão de gases de efeito de estufa, preservação da biodiversidade, gestão de pragas e doenças e fertilização de solos”, explicou o governante com a pasta da Agricultura.