Madeira

Centro de Banana da Madeira é “dos mais importantes investimentos da GESBA”

Investimento de 3,5 milhões de euros visa “a sustentabilidade futura da banana da Madeira”

None
Foto OD

O Centro de Banana da Madeira (BAM), esta tarde inaugurado no Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, é “um dos mais importantes investimentos que a GESBA já fez”, afirmou o presidente da Empresa de Gestão do Sector da Banana (GESBA), Jorge Dias.

O investimento da ordem de 3,5 milhões de euros num terreno com cerca de 15 mil metros quadrados, fez nascer uma nova estrutura, dotada de uma zona de exposição permanente (um Núcleo Museológico, instalado no piso 0), acolhe, no piso 1, os departamentos de Investigação e de Qualidade e de Apoio ao Produtor e Formação, além de campos de cultivo e viveiros de plantas tem por objectivo “a sustentabilidade futura da banana da Madeira”, justificou.

Na intervenção que proferiu na cerimónia protocolar, Jorge Dias lembrou que a banana é “o sector agrícola mais expressivo da agricultura madeirense” e “responsável pela maior exportação da ilha da Madeira”.

Revelou ainda que hoje a Madeira juntamente com as regiões ultraperiféricas de Martinica e de Guadalupe assinaram protocolos “para desenvolver em conjunto projectos na área da investigação e desenvolvimento”.

E como novidade para a inauguração, foi dada a provar uma imperial de banana produzida pela ECM. "Está uma maravilha", garantiu. Para reforçar o apetite, a UACACAU lançou também "uma série de chocolates com banana da Madeira".