Madeira

Mais de mil alunos em acções promovidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e Grupo Sousa

Decorre por estes dias a campanha de prevenção ‘Com o Sol Não Se Brinca’

None

Mais de mil alunos participaram em duas Campanhas de Prevenção Primária promovidas pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a colaboração do Grupo Sousa, enquanto parceiro logístico. Acções que tiveram o apoio de uma carrinha airstreem, que permitiu a realização de atividades didácticas relacionadas com as temáticas do HPV e do Cancro da Pele.

A Campanha ‘HPV e Quê?’, cujo principal objectivo consistiu em sensibilizar sobre a problemática do Vírus do Papiloma Humano (HPV), informar acerca dos riscos associados à infecção pelo vírus e apelar à sua prevenção, decorreu entre 25 e 31 de Maio.

De realçar que o HPV é responsável por lesões benignas, como condilomas genitais, e é responsável por 100% dos cancros do colo do útero, 70% dos cancros da vagina, 40% dos cancros da vulva, 84% dos cancros do ânus e 47% dos cancros do pénis.

Esta iniciativa destinou-se a alunos do 3º ciclo e do secundário e envolveu actividades como realidade virtual, aplicação de tatuagens e esclarecimento de dúvidas com profissionais de saúde.

A actividade contou com a colaboração de sete escolas, 15 médicos e com a participação de cerca de 643 alunos.

Foram realizadas visitas à Escola Profissional Atlântico, à Escola Secundária Francisco Franco, à Escola Profissional Francisco Fernandes, à Escola da APEL, à Escola Básica e Secundária da Calheta, à Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e à Escola Básica e Secundária de Machico.

Neste momento, encontra-se a decorrer a Campanha de Prevenção do Cancro da Pele “Com o Sol Não Se Brinca”, que visa a transmissão de conhecimentos sobre os malefícios da exposição solar e os cuidados a ter neste âmbito, por forma a prevenir o cancro da pele.

O projecto visitou já seis escolas, nomeadamente a Escola EB1/PE do Boliqueime, a EB1/PE do Lombo Segundo, EB1/PE do Galeão, o Externato de Nossa Senhora da Conceição, a Escola Santo Condestável e o Externato de S. Francisco de Sales – Prazeres, envolvendo 355 alunos.

A principal mensagem é de que a melhor forma de prevenir a patologia é através da proteção do sol e de que as crianças, em particular, devem ser bem protegidas.

As principais recomendações são para o uso de protector solar, a limitação do tempo de exposição ao sol, sobretudo entre o meio da manhã e o fim da tarde, e que se evite o contacto com outras fontes de radiação UV.

Nas próximas semanas, a campanha deverá decorrer em algumas praias e complexos Balneares da Região.

A utilização da carrinha airstreem nestas iniciativas só foi possível com o apoio do Grupo Sousa, através dos seus armadores GSLINES e PORTO SANTO LINE, que efectuaram o transporte da caravana da campanha entre o Continente e as regiões autónomas, assim como entre a Madeira e o Porto Santo, assumindo-se como parceiro logístico da Liga Portuguesa Contra o Cancro com as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira em 2022 para a Campanha 'HPV e o quê?' e Campanha de Prevenção do Sol.