Madeira

Verbas de apoio para as Casas do Povo vão ser reforçadas, garante Albuquerque

Veja o vídeo captado na abertura deste evento

Após dois anos de ausência, devido à pandemia, o Arraial das Casas do Povo está de volta ao Funchal com muita animação no cais 8, junto à Praça do Povo.

Com as suas primeiras palavras a serem de "alívio" pela retoma desta grande festa, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque não quis deixar passar a oportunidade para garantir que os apoios para as Casas do Povo vão ser reforçados.

"As verbas se manter e vão ser reforçadas, porque as Casas do Povo tiveram um papel muito importante durante a pandemia no apoio às famílias e aos cidadãos", frisou, sem no entanto acrescentar qual será o valor exacto deste apoio. "Será um pouco mais do que este ano, mas não vamos gastar dinheiro onde não é necessário", sublinhou.

Sobre o Arraial, o governante disse que é uma "tradição que está perfeitamente enraizada na nossa cultura" e é também uma maneira de fazer uma "amostragem daquilo que é feito pelas Casas do Povo", bem como uma oportunidade para os artistas de todas as freguesias da Madeira poderem actuar.

Vai ser um fim-de-semana alargado, de quinta-feira até domingo, onde as pessoas podem desfrutar da parte gastronómica, das bebidas e dança. É um evento muito engraçado e que tem muita repercussão junto da população e do turismo

No total, serão 37 as Casas do Povo, de 10 concelhos da Região, que estão presentes com expositores no Cais 8. Quanto à animação, destaque para as actuações de mais de 30 grupos musicais, na sua grande maioria alocados às Casas do Povo, que, ao longo destes três dias de Arraial, irão mostrar os usos, costumes e tradições da nossa terra.