Madeira

37 casas do povo no II Arraial das Casas do Povo

None

Serão três dias de festa e muita animação, na Praça do Povo, a partir do dia 2 e até 4 de Junho, através do II Arraial das Casas do Povo.

Após dois anos de intervalo devido à pandemia, o arraial volta, este ano, com várias barracas de comes e bebes e espectáculos com grupos folclóricos.

No total a Região Autónoma da Madeira tem 43 casas do povo, contudo, neste arraial farão parte 37. A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, explicou porquê não estão todas presentes.

"A divulgação foi feita naturalmente, as casas do povo têm toda a autonomia e legitimidade para poderem participar ou não, algumas estão em processo de transição. Há uma que eu sei que não participa e espero que participe para o ano, que é a  Casa do Povo do Porto Santo. Neste momento temos 10 concelhos representados na mostra deste fim-de-semana, falta-nos o Porto Santo". Rita Andrade, secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais

O Governo Regional através da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Secretaria Regional do Turismo e Cultura vai disponibilizar cerca de 50 mil euros para financiar esta segunda edição.

O objectivo deste arraial é "trazer todas as tradições madeirenses para o centro da cidade", referiu Sérgio Oliveira da Associação das Casas do Povo (ACAPORAMA).

"Recordar o que era a essência dos próprios arraiais", acrescentou Henrique Silva, presidente da ADRAMA.

"Tivemos dois anos que andamos fechados, confinados, com algumas limitações e, agora, acho que é a altura de podermos voltar a mostrar tudo o que nós de bom temos na Madeira. (...) Vamos ter uma vertente que demonstra aquilo que são as actividades das casas do povo, vamos ter um painel ilustrativo com todas as actividades e valências que as casas do povo têm quer seja na área social, formação quer também na área desportiva, vertente cultural e vamos ter também as barracas que vão ter um bocadinho de cada sítio". Sérgio Oliveira, presidente da Associação das Casas do Povo (ACAPORAMA).

A animação caberá maioritariamente às casas do povo, mas também existirão bandas, folclores e grupos que tiveram origem nas casas do povo.

A nível gastronómico as várias barracas serão compostas por comes e bebes com espetada, lapas, frango, bolo do caco, cereja, bolos, sidra e licores.

O dia 2 de Junho, quinta-feira, terá a abertura oficial a partir das 18h30 e contará com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Na quinta-feira, dia 2, a animação decorre das 18h30 às 00h00. Na sexta-feira, dia 3 de Junho,  a festa prolonga-se até as 01h00 e, o último dia, sábado, será com animação que começa às 14h30 até às 02h00.