Madeira

PCP vai promover audição pública sobre o sistema de teleféricos no Curral das Freiras/Jardim da Serra

None
Foto Arquivo

A representação parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira informou, esta tarde, que vai promover este sábado, pelas 16 horas, no Salão Nobre do Parlamento Regional, uma Audição Pública sobre os impactos e incidências de uma eventual implantação do sistema de teleféricos no Curral das Freiras/Jardim da Serra.

Esta iniciativa é promovida na ligação próxima ao Dia Mundial do Ambiente (que se comemora a 5 de Junho), como uma forma de promover na Região, a partir de um problema concreto, os deveres da cidadania activa na defesa do Ambiente.

Para esta Audição Pública o PCP explica que endereçou o convite à participação nesta reflexão a diversas organizações e instituições, assim como a personalidades com relação directa com as abordagens relacionadas com as questões ambientais, com o movimento ecologista, com os estudos técnico-científicos da geologia e da prevenção de riscos, “para que possam intervir e trazer as suas competências e contributos analíticos para o debate de interesse público sobre o que está em causa no anunciado sistema de teleféricos que o Governo Regional da Madeira pretende instalar no Curral das Freiras e na ligação com o Jardim da Serra”. 

O partido comunista salienta que uma “construção de uma infraestrutura daquela dimensão numa zona protegida comporta impactos ambientais que não podem ser nem negligenciados, nem desvalorizados, e que podem pôr em causa o património ambiental da nossa Região, nomeadamente a fauna e a flora nas áreas de incidência directa e indireta”.

Desse modo, o PCP considera que é necessário “equacionar o custo-benefício da implementação de um Parque de Aventuras Radicais, que inclui um teleférico entre o Curral das Freiras e a Boca da Corrida, com a anunciada envergadura, que custará mais de 35 milhões de euros ao erário público, numa zona com especificidades geológicas que podem condicionar a segurança das populações”.

É, por isso, necessário equacionar o custo-benefício para as populações das localidades visadas e o correspondente impacto na economia local, na conexão com a economia turística. Por isso, o PCP convida a população interessada a participar na audição pública que vamos promover no próximo dia 4 de junho pelas 16h na Assembleia Legislativa da Madeira.