Patrocinado Extermínio - Higiene Controle, Lda

Formiga Preta: Dicas para combater esta infestação

Qual é a melhor maneira de evitar formigas?

None Ver Galeria

A espécie mais comum que invade as casas é a formiga de jardim preta, a qual faz parte do grupo de insetos sociais altamente organizados. As formigas operárias, como também são identificadas, invadem os prédios em busca de alimento e isto acontece facilmente, porque elas são pequeninas, tem de 3 a 5mm de comprimento. Os alimentos doces são seu principal atrativo, elas carregam os mesmos de volta ao ninho e alimentam as larvas e a rainha.

No caso dos formigueiros, normalmente alojam-se em jardins, mas com o surgimento de edificações, também se constatou a sua presença debaixo dos pavimentos mesmo dentro de paredes ou orifícios das próprias fundações.

A alimentação da Formiga Preta cinge-se essencialmente a alimentos doces, proteínas, gorduras, inclusive de outros insetos. É considerada um inseto omnívoro, uma vez que se alimenta de produtos de origem animal ou vegetal.

É também importante que se descubra como é que as formigas entram dentro da habitação. As formigas normalmente são encontradas perto das suas fontes de alimento, de pontos de humidade e em locais protegidos e escondidos. Preferem particularmente buracos nas paredes, a parte inferior dos eletrodomésticos ou ar condicionado, rodapés de janelas, paredes ou outros sítios semelhantes. 

Qual a melhor maneira de evitar formigas?

A melhor maneira de evitar as formigas em casa é aprender a preveni-las, o que pode ser auxiliado com a existência de um plano integrado de controlo de pragas, mas de forma especializada e contínua.

Dicas para minimizar a entrada de formigas na sua casa:

  1. Eliminar fontes de alimentos — Manter a cozinha arrumada vai desencorajar as formigas de entrarem na sua casa. Limpe os balcões e varra o chão regularmente. Armazene os alimentos em recipientes fechados e mantenha as frutas maduras no frigorífico. Limpe qualquer frasco pegajoso, use tampas nos baldes do lixo e despeje-os regularmente.
  2. Eliminar fontes de água – Reduzir águas paradas dentro de casa e fontes de humidade, consertar canos com pingos e verificar calhas é meio caminho andado para que as formigas não se habituem a ir à procura de água dentro da sua casa.
  3. Animais de estimação – as taças dos animais são atrativos para as formigas, tanto da água, como da ração. Mantenha as tigelas limpas, armazene a ração seca, isolando a abertura e coloque a ração húmida não utilizada no frigorífico. Inspecione também regularmente portas de acesso do animal e as casotas colocadas nos quintais.
  4. Bloquear pontos de acesso – Inspecione o exterior da sua habitação. Árvores e arbustos devem ser considerados, pois os galhos fornecem acessos diretos para as formigas. Sele as fendas e rachas do lado exterior da casa, especialmente nas áreas onde entram os canos.
  5. Não trave esta luta sozinho(a)! – Sem o conhecimento necessário e as ferramentas adequadas, a luta contra as formigas pode ser uma dura e frustrante batalha. Uma infestação pode continuar a crescer descontroladamente se não for tratada da maneira correta. Algumas espécies de formigas podem mesmo causar danos na sua habitação ou mesmo pôr em risco a sua família, uma vez que podem contaminar os alimentos!

As formigas são animais que passam por locais pouco agradáveis, tais como: esgotos, lixeiras, buracos, animais mortos e mesmo a própria rua. Devido a isto, este pequeno animal pode disseminar diversas doenças gastrointestinais, ao entrar em contacto com os nossos alimentos.

O controlo de pragas é uma atividade que deverá atuar de acordo com o equilíbrio do meio ambiental e ecológico e ainda integrar-se na saúde pública. Os trabalhos desenvolvidos, tendo em vista o controlo de pragas como estas, deverão ser objeto de verificação rigorosa dos locais a controlar, assim como, de uma análise criteriosa dos produtos e métodos a utilizar, estando a Extermínio – Higiene Controle, Lda. apta e devidamente certificada para contribuir com sucesso na resolução deste problema.

Com uma verificação presencial, identificamos o nível de infestação, zonas a tratar e qualquer recomendação a ter em consideração aquando do tratamento - Esta verificação não tem qualquer custo para si!

Entre em contacto connosco!

291 930 500

www.exterminio.pt

Viste a nossa página de Facebook e Linkedin!

Grupo Extermínio – Continuamos juntos por um ambiente seguro e controlado desde 1990!