5 Sentidos

Festival de Dança do Funchal regressa ao Teatro Municipal Baltazar Dias

None

O Festival de Dança do Funchal regressa ao Teatro Municipal Baltazar Dias, entre os dias 15 e 26 de Junho.

Após 40 anos, o evento está de volta e resulta da produção da Escola de Dança do Funchal e da coprodução da Câmara Municipal do Funchal (CMF).

Num comunicado enviado à redacção pela CMF, a cidade retoma este Festival "dedicado à apresentação e promoção da dança, oferecendo ao público uma programação diversificada de espectáculos e actividades para todas as idades".

O Festival tem como identidade própria a oportunidade única de dar a conhecer o trabalho de Companhias de Dança, Jovens Companhias, novos criadores e projectos, bem como promover a sustentabilidade cultural e artística local, reunindo o portefólio do elenco de artistas e o cariz pedagógico das escolas locais" Câmara Municipal do Funchal.

Diversas companhias/projectos vão ser acolhidos no Festival, tais como: a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, com duas sessões dirigidas ao público em geral, com Vasco Wellemkamp, e com uma sessão para público infantil, com Cláudia Sampaio; a Intranzit Cia. Jovem – Companhia apoiada pelo Município de Famalicão, com Fábio Lopez, Miguel Esteves e Tiago Manquinho; Catarina Casqueiro e Tiago Coelho, uma dupla de criação coreográfica; Miguel Ramalho e Miguel Esteves da Companhia Nacional de Bailado; ANIMAballet – Companhia Jovem; Margarida Belo Costa e, por fim, Inês Pedruco e Margarida Belo Costa – Projeto de criação coreográfica do Politécnico de Lisboa.

O objectivo passa pela promoção da cultura, bem como proporcionar momentos de partilha e novas experiências através da dança.

O Festival de de Dança do Funchal além de oferecer espectáculos, actividades em famílias e workshops para o pública, com ou sem experiência na área da dança, também vai realizar masterclasses, reservadas a alunos em formação pré-profissional e a profissionais da área da dança.

O público terá oportunidade também de estabelecer contacto e diálogo com os coreógrafos/bailarinos, nos momentos de ensaios abertos.

Os bilhetes para os espectáculos têm o custo de 10 euros para os adultos e para crianças e pessoas com mais de 65 anos os ingressos terão o valor de 5 euros. Já para os ensaios abertos, o bilhete custará 3 euros e as crianças e pessoas com mais de 65 anos pagam 1,50 euros.