Madeira

Estreias de 'Ayom' e 'Miroca Paris' e o regresso da brasileira Alcione no 'Festival Raízes do Atlântico'

None Ver Galeria

A 21.ª edição do Festival Raízes do Atlântico, que se realiza entre 23 e 25 de Junho, na Praça do Povo, vai trazer "boas e várias novidades", conforme garantiu Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, que esta tarde anunciou o programa completo deste evento, que contou com um investimento a rondar os 250 mil euros.

As estreias da banda Ayom, do cabo-verdiano Miroca Paris e o regresso da brasileira Alcione, que vai "encerrar com chave de ouro" o último dia deste festival, são os grandes destaques, deste que é o mais antigo festival de World Music do país e que regressa ao seu formato habitual, após anos de "calma forçada".

"Queremos acima de tudo juntar à tradição alguma modernidade, uma multicultaridade e assumimos, claramente, como sendo um festival de sons do Atlântico", referiu Eduardo Jesus, que anunciou que a presença regional também será firmada, com a actuação de algumas bandas nestes seis concertos que vão marcar estes três dias de sonoridade multicultural.

Para o primeiro dia, 23 de Junho, o arranque é às 21h30 pela banda 'D'Repente', que representa os cordofones tradicionais madeirenses e, pelas 22h30, segue-se a estreia da banda internacional 'Ayom', que traz a sonoridade do Atlântico Tropical, prometendo uma "viagem espiritual e emocionante pela diáspora africana".

No segundo dia, 24 de Junho, começa pelas 21 horas, com uma incursão pelo fado através da voz de Pedro Marques, que vai apresentar o projecto 'A voz de uma guitarra'. Na segunda parte deste dia, teremos mais uma estreia na Região, neste caso do cabo-verdiano 'Miroca Paris', que "promete trazer vários sons da lusofonia".

No terceiro e último dia, 25 de Junho, inicia-se com os madeirenses 'Mano a Mano', que são dois irmãos guitarristas com vasto percurso musical, maioritariamente no estilo jazz, que vão mostrar no palco Raízes "a fibra musical" que é feita este projecto musical.

Para encerrar a edição deste ano, às 23 horas, será marcada pelo regresso da artista brasileira Alcione, que celebra os seus 50 anos de carreira. 

A entrada é gratuita na Praça do Povo, que vai contar com cerca de 600 lugares sentados e muitos mais lugares em pé, consoante a lotação daquele espaço. 

Fazemos votos que seja um festival de reencontros, que possamos matar saudades deste momento e que celebremos esta música que é um património imaterial que a todos nós diz respeito Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura