A Guerra Mundo

Exército ucraniano diz que mantém controlo sobre Severodonetsk

None
Foto EPA

O exército ucraniano mantém o controlo sobre Severodonetsk apesar do cerco à fábrica Azot, que segundo as autoridades militares no leste da Ucrânia não foi bloqueada pelas tropas russas, disse hoje o chefe da administração militar de Lugansk.

"Azot não está bloqueada. Os combates estão a ocorrer nas ruas próximas ao complexo químico", disse o chefe da administração militar de Lugansk, Serhii Haidai, citado pelo portal Ukrinform.

Haidai acrescentou que as tropas russas estarão a preparar-se para intensificar os ataques com o objetivo de controlar a cidade ao longo do dia de hoje ou de segunda-feira.

Já a Rússia garante que tomou a fábrica de Azot, onde aparentemente tenta repetir a estratégia seguida até conseguir a queda da siderúrgica Azovstal em Mariupol e, assim, ganhar o controlo da região de Lugansk.

Haihai negou no sábado que Severodotsk tenha caído, enquanto, a parir de Kiev, o Presidente Volodímir Zelenski descreveu o cerco aquela cidade como "brutal" e reiterou os pedidos de ajuda à comunidade internacional.

Zelenski tem vindo a exigir armas pesadas para deter a ofensiva russa no leste do país, onde o armamento se tem revelado escasso.