Desporto

Primeiro dia dos Mundiais de natação adaptada na Madeira com cinco portugueses

None

Cinco nadadores portugueses entram em ação no primeiro dia de competição dos Mundiais de natação adaptada, que decorrem entre hoje e sábado, e juntam mais de 600 atletas, de 70 países, que vão competir por 177 pódios.

Depois de ter sido palco dos Europeus de natação adaptada em 2016 e 2021, o Complexo de Piscinas do Funchal volta a acolher uma grande competição, a primeira do ciclo paralímpico Paris2024.

Portugal vai estar representado por 10 nadadores, entre os quais quatro estreantes em grandes competições internacionais, e tem na comitiva duas atletas medalhadas nos Europeus de 2021: Susana Veiga, que também é vice-campeã mundial e recordista continental, e Renata Pinto.

No primeiro dia da competição, sem atletas russos e bielorrussos, impedidos de participar na sequência da invasão militar à Ucrânia, e sem a China, que optou por não participar devido à pandemia de covid-19, Portugal estará representado nas eliminatórias por cinco atletas.

A estreante Ana Castro é a primeira portuguesa a entrar na piscina, para nadar as eliminatórias dos 400 metros livres, seguindo-se Tomás Cordeiro, nas qualificações dos 100 metros bruços SB9.

Renata Pinto vai disputar as eliminatórias dos 100 bruços SB9, distância na qual conseguiu o bronze nos Europeus, disputados em 2021, também no Funchal.

Ainda durante a manhã, Daniel Videira participa nas eliminatórias dos 100 costas S6 e Marco Meneses tenta um lugar na final dos 50 livres S11.

A competição, que conta com o apoio do Governo Regional da Madeira, é organizada pela Federação Portuguesa de Natação (FON) e pela World Para Swimming (WPS) em parceria com a Associação de Natação da Madeira, e deverá ter um impacto económico superior a três milhões de euros.