5 Sentidos

Dia Mundial do Ambiente celebrado no Museu Etnográfico da Madeira

None

Acontece esta quarta-feira, dia 8 de Junho, no Museu Etnográfico da Madeira (MEM), uma iniciativa social e educativa para celebrar o Dia Mundial do Ambiente.

'TRAMA – Entre laços sustentáveis' é o nome do evento destinado a alunos do 2.º ciclo da  Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

Numa nota enviada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, esta é uma acção de sensibilização que pretende chamar à atenção para a possibilidade de reaproveitamento de materiais, que iriam aumentar a poluição do ambiente e que podem ser utilizados como matéria-prima na confecção de artefactos e, simultaneamente, apelar ao regresso às raízes, valorizando-as para construir um "futuro melhor, mais criativo e mais sustentável".

Este evento será dividido em dois momentos: primeiramente será desenvolvida a oficina do MEM, que pretende transmitir o "saber-fazer" das tecedeiras, profissão quase em desuso, preservando o património cultural e imaterial, orientada, de forma motivadora e interactiva, pela tecedeira, Teresa Pereira, que trabalha no museu.

Vai ser possível dar a conhecer aos participantes, os instrumentos ancestrais utilizados no tratamentos das fibras vegetais, da lã e dos tecidos, "incentivando os mais jovens a aproveitar as roupas fora de uso, para fazer os 'retalhos', os quais, tecidos no tear, transformam-se nos bonitos tradicionais tapetes e mantas".

Estas oficinas permitem aos participantes "aprender os gestos e técnicas desta actividade secular", bem como os 'segredos do ofício', que têm como objectivo dar continuidade a esta tradição, 'Preservando no Presente, o Futuro do Passado'.

Num segundo momento, a autora do trabalho 'Tecelagem artesanal da ilha da Madeira', -  um projecto elaborado para a obtenção do grau de Mestre em Design de Moda - Francisca Rodrigues Inácio, pretende trazer inovação sem nunca esquecer as tradições.

Francisca Rodrigues Inácio refere, no seu trabalho, que "é necessário revitalizar o trabalho artesanal e manual, dar-lhe uma nova vida, tornando-o mais apelativo e contemporâneo, mas mantendo sempre a sua essência e identidade, transportando o passado para o presente e futuro".

A jovem procedeu à recolha e análise de alguns têxteis antigos, de forma a poder criar novas e actuais amostras, revitalizando os têxteis madeirenses de um ponto de vista técnico, cultural e identitário, dando origem a novos produtos, com base na tecelagem tradicional, preservando e valorizando o trabalho artesanal.

Repensando e recriando os têxteis tradicionais, as suas cores e padrões, criou novas peças, com várias aplicações, nomeadamente em acessórios, peças de vestuário ou de decoração.

A designer de moda vai passar o seu testemunho ao mais jovens, com uma apresentação, que vai incluir a exibição de pequenos filmes, quer acerca da construção do seu próprio tear, quer da criação das peças de vestuário, neste caso para criança, concebidas com as aplicações de tecelagem da sua autoria. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma das datas mais relevantes, no âmbito da acção ambiental. Celebrado desde 1974, no dia 5 de Junho, envolve instituições e particulares, na concentração de esforços, no que diz respeito à problemática da questão ambiental. 

Neste ano completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou esta data como o Dia Mundial do Meio Ambiente e o tema escolhido para esta comemoração é 'Uma Só Terra', destacando-se a necessidade de vivermos de forma sustentável, em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

O tema escolhido já havia sido o lema da Conferência de Estocolmo de 1972 e, 50 anos depois, continua pertinente: este planeta, a nossa única casa, possui recursos finitos, que devem ser preservados pela humanidade. 'No Universo há bilhões de galáxias, na nossa galáxia há biliões de planetas, mas temos UMA SÓ TERRA'.

O MEM é uma instituição tutelada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, e localizada na Ribeira Brava.