Artigos

Fumaças sem lei!

O consumo do tabaco é sustentado por cerca de 33% da população

Finalmente temos um governo central, sustentado por uma assembleia nacional com maioria absoluta, deste modo sem bloqueios, sem desculpas para não fazer, isto ou aquilo, sem desculpas para não fazer reformas - por exemplo na justiça, que julgo ser ainda um dos três pilares da democracia. Numa linha de funcionalidade cuja ordem de importância desconheço, a gestão governamental prepara-se para, finalmente, modificar as leis e disposições relativas ao consumo de tabaco em locais fechados, tipo restaurantes, bares e similares, ... lei com vinte anos, sem qualquer lógica ou sentido funcional, porque não resolve o “conflito” dos direitos de uns em relação aos maus hábitos de outros. O consumo do tabaco e suas implicações, são iguais em todo o mundo, havendo as diferenças de mentalidades e das leis elaboradas por essas mentalidades. Com a lei actual, por exemplo, é normal e possível permanecerem na mesma sala, fumadores activos juntamente com crianças a respirarem o fumo projectado por esses indivíduos! Se isto ainda acontece, ... há 15 ou 20 anos, é sinal evidente que os governos, não se preocupam com este problema, talvez porque fazem as contas dos lucros relativos ao imposto do tabaco, desconhecendo completamente a realidade dos seus efeitos, em termos de internamentos hospitalares, de doenças activas no ambulatório e de todas as mortes por complicações relacionadas com o seu consumo, não contabilizando assim, as despesas na saúde que tal acarreta. Escrevi sobre este tema há 15 anos e desde essa data até agora - fazendo fé aos números da OMS - já devem ter morrido no mundo ... 8 X 15 = 120 milhões de pessoas, ... um a cada 15 segundos, vítimas de doenças relacionadas com o consumo do tabaco ! Números impressionantes, não acham? Acrescentem agora a poluição emitida pelo fumo e mais ainda a poluição das beatas e de outros extras e perceberão a verdadeira dimensão deste drama, ... que demonstra a “miopia” do governo, como bem se pode constatar. Sabiam também, que desde 2020 a coima por atirar beatas para o chão varia entre 25 e 250 euros? Lei nº 88/2019!!!

Vivemos nesta frágil e parca democracia, plena de preocupações em excesso, com os cães e gatos, com o ciclo menstrual, com a eutanásia, com as violências, ... ambiental, animal e vegetal, ... e agora com a violência obstétrica, .... e ninguém percebe que, estes problemas se resolvem, interferindo nas áreas da educação e da cultura. O nosso genuíno padrão cultural está bem patente pelos programas “culturais”, matinais, das televisões nacionais, as mais consumidas por aqueles que estão em casa, aposentados, sentados, ... e que deveriam estar a passear pelos parques e jardins, ... ou ter um “hobby” verdadeiramente interessante!

O consumo do tabaco é sustentado por cerca de 33% da população e são estes que fazem a poluição sem qualquer penalização, nem respeito por terceiros, ... até porque acham que têm direitos! Fumar provoca doenças inevitáveis, mas ao mesmo tempo, facilmente evitáveis!

Continuamos assim, com ou sem geringonça, a dar prevalência ao supérfluo e a esquecer o prioritário e importante. Valha-nos agora as mudanças da lei do tabaco, se for capaz de esclarecer que este consumo,... agora também com os novos patrocinadores da fumaça perfumada, não têm direitos naquilo que apelam ser um vício! Lembro até que a palavra vício tem como sinónimos: perturbação, disfunção e obsessão! E volto a referir: a OMS considerou o consumo de tabaco e/ou afins, como uma doença ... portanto, com tratamento e com cura! Certo?

Embora existam antipatias do governo central em relação á nossa região, deviam haver maneiras democráticas e autonómicas para mudar alguns destes aspectos educacionais - em especial aqueles relativos á saúde - porque os efeitos seriam benéficos para todos, especialmente para as crianças, ... que já reconhecem estes maus princípios!

Esqueçam a cidadania e promovam a literacia!