A Guerra Mundo

França disponível para entrar em "operação" para desbloquear Porto de Odessa

None
Foto EPA

A França está disponível para participar numa "operação" para desbloquear o Porto de Odessa, no sul da Ucrânia, e exportar cereais para países que precisam deles, anunciou hoje o Palácio do Eliseu.

"Estamos à disposição das partes para que seja colocada em prática uma operação que permita o acesso ao Porto de Odessa em total segurança, ou seja, para permitir a passagem de barcos apesar do mar estar minado", disse um conselheiro presidencial.

O Presidente de França, Emmanuel Macron, viajará na terça-feira para a Roménia para se encontrar com as tropas francesas e depois, na quarta-feira, seguirá para a Moldova para manifestar apoio a este país afetado pela guerra na Ucrânia, adiantou.

Já a data da visita do Chefe de Estado francês à Ucrânia ainda não foi estabelecida, acontecendo quando for "oportuna" a Zelensky, reforçou.

A presidência francesa reforçou ainda que a França quer que a Ucrânia saia "vitoriosa" do conflito com a Rússia.

"Como o Presidente teve a oportunidade de dizer, queremos a vitória para a Ucrânia, queremos que a integridade territorial da Ucrânia seja restaurada, queremos que este conflito, esta guerra da Rússia contra a Ucrânia acabe o mais rápido possível", sustentou.