Desporto

Moutinho fala em prova "extremamente importante" para Portugal

None
Foto  JOSE SENA GOULAO/LUSA

O futebolista João Moutinho disse hoje que Liga das Nações é uma prova "extremamente importante" para a seleção portuguesa, que vai ter de "impor o seu jogo e mostrar vontade de vencer" para ultrapassar a Espanha na estreia.

"A Liga das Nações é extremamente importante. Já ganhámos uma vez [em 2019], é importante para todos e vamos para dentro de campo tentar ganhar o jogo e tentar conquistar a competição", afirmou o experiente jogador luso, de 35 anos, em conferência de imprensa.

Para levar de vencida a seleção espanhola, no encontro da primeira jornada do Grupo 2 da Liga A, na quinta-feira, o jogador dos ingleses do Wolverhampton pediu "vontade de querer vencer e espírito de entreajuda".

"O espírito está bom, sempre foi bom, tentamos transportar para todas convocatórias e jogos essa entreajuda, vontade de querer vencer. [Temos de] impor o nosso jogo dentro de campo para tentar sair vitoriosos", apelou.

Sobre a finalista da edição passada, o médio alertou para o ataque à profundidade, mas considerou que Portugal tem, principalmente, de estar concentrado no seu jogo.

"Espanha tem, ao longo dos anos, sido caracterizada por isso, da posse de bola. Mas usam muitas vezes o ataque à profundidade, são muito fortes. Temos de estar atentos a essa situação, ver o que o jogo pede. Queremos ter a bola para jogar, concentrar em nós, sabendo dos pontos fortes deles", perspetivou.

Em final de contrato com os 'wolves', treinados por Bruno Lage, Moutinho rejeitou alongar-se sobre o futuro.

"Tenho trabalhado sempre da mesma maneira, com contrato ou sem contrato. Tivemos uma boa época no clube, mas estou focado na seleção e no sucesso da seleção", terminou.

O encontro da primeira jornada do Grupo 2, frente à Espanha, tem início marcado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, e será dirigido pelo inglês Michael Oliver.

Depois de enfrentar os espanhóis, os lusos jogam duas vezes no Estádio José Alvalade, no domingo, com a Suíça, e em 09 de junho, com a República Checa, para, no dia 12, atuar em Genebra, no segundo embate com os helvéticos.

Após estes quatro jogos, a formação das 'quinas' cumpre os últimos dois encontros em 24 e 27 de setembro, o primeiro na República Checa e o segundo em Braga, face aos espanhóis.

A formação das 'quinas', vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à 'final four' da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.