Mundo

Um total de 246 migrantes resgatados ou interceptados ao largo da costa Líbia

Foto: ONU
Foto: ONU

Um total de 246 migrantes de diferentes nacionalidades foram resgatados ou intercetados ao largo da costa líbia na última semana e devolvidos àquele país do Norte de África, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

As autoridades líbias intercetaram hoje uma embarcação precária que abandonava a cidade de Sebrata e apreenderam "litros de gasolina, um gerador elétrico e outros equipamentos" do barco, assim como outras ferramentas e materiais utilizadas para realizar a operação.

Paralelamente, a Amnistia Internacional (AI) alertou hoje para a falta de segurança para migrantes e refugiados na Líbia e pediu uma investigação contra os responsáveis da milícia "Autoridade de Apoio à Estabilidade", criada pelo Governo em 2021, pelo seu envolvimento em desaparecimentos, homicídios e tortura.

A Líbia é um país de trânsito para milhares de migrantes que fogem da guerra e da pobreza na África e no Médio Oriente Médio, utilizando a costa líbia como rota marítima para chegar à Europa.

Segundo dados da OIM relativos ao ano passado, 32.425 pessoas, incluindo 1.309 menores, foram resgatadas ou intercetadas, e 655 pessoas morreram e outras 897 desapareceram a caminho da Europa, vindos da Líbia e da Tunísia.

A Amnistia Internacional publicou um relatório documentando execuções simuladas, privação de alimentos, espancamentos, choques elétricos, violência sexual no centro de detenção Al Mayah, sob o controlo da Autoridade de Apoio à Estabilidade, após migrantes terem sido intercetados no mar na tentativa de chegar à costa europeia.