Mundo

Conselho da UE sujeita filial e dirigentes da Al-Qaeda na Síria a sanções

None

O Conselho da União Europeia acrescentou o Hurras al Din (Guardas da Religião), o ramo atual da Al-Qaeda na Síria, e duas outras pessoas à lista de sujeitos sancionados por relações com esta organização e o dito Estado Islâmico.

As restrições, decididas hoje, incidem sobre o grupo, que resultou de uma cisão da Frente al-Nusra, a ex-filial síria da Al-Qaida, o seu dirigente Faruq al Suri e o seu líder religioso, Sami al Aridi.

Com estas decisões de hoje, já há dez pessoas sujeitas a proibição de viajar para território comunitário e ao congelamento de ativos na União Europeia, e três organizações sujeitas a congelamento de ativos.

A isto soma-se a proibição a pessoas e organizações europeias de financiar ou apoiar economicamente as pessoas e os grupos incluídos na lista, apontou o Conselho.

"A decisão de hoje confirma a determinação inquebrantável da UE de combater a ameaça terrorista permanente que representam a Al Qaeda, o Estado Islâmico e todas suas filiais regionais", realçou a instituição.