Obrigado por esta fantástica viagem

Todas as palavras do Mundo não seriam suficientes para agradecer tudo o que me deram ao longo dos 4 anos de Internato Médico no Centro de Saúde de Machico pois não só fizeram de mim melhor médico, mas também, e acima de tudo, melhor pessoa. Um obrigado aos “Berengueres”, aos “Carvalhos”, aos “Spínolas”, aos “Olins”, aos… Não conseguirei nomear todos, mas todos foram fundamentais. Espero ter conseguido ajudar-vos ao longo destes 4 anos e poderão procurar por mim sempre que precisarem.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura ou mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada de 4 a 6 anos, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização, como a Cardiologia, Medicina Interna, Nefrologia ou a Medicina Geral e Familiar. A Medicina Geral e Familiar é a especialidade central dos melhores sistemas de saúde e que permite ver uma família surgir, vê-la crescer, apoiar nas dificuldades, celebrar as suas conquistas e segui-la até aos seus últimos momentos. É a especialidade que coloca o utente e a sua complexidade à frente das doenças que têm pois o bom médico trata a doença, mas o grande médico trata o doente que tem a doença. Foi este turbilhão que tive oportunidade de vivenciar ao longo desta bela jornada.

Uma palavra também especial para os fantásticos profissionais do Centro de Saúde de Machico com quem tive oportunidade de me cruzar e que foram importantes para eu fazer um trabalho com mais qualidade e eficiente, em especial à equipa fantástica de administrativas que sempre foram um anjo da guarda no meio da minha agenda louca.

Não sei o que me espera no futuro, mas esta fantástica experiência e ensinamentos já ninguém me irá tirar e, apesar de não ter nascido em Machico, termino estes 4 anos com um lugar especial para este no coração.

Pedro Pereira