A Guerra Madeira

Cláudia Monteiro de Aguiar defende mais apoios ao sector dos Transportes e Viagens

None

No debate no Parlamento Europeu sobre o Impacto da Guerra da Ucrânia no sector dos Transportes e Turismo, Cláudia Monteiro de Aguiar questionou a Comissária Europeia dos Assuntos Internos, Ylva Johanson, sobre as políticas a implementar no apoio ao sector dos Transportes e Turismo.

“Aprovamos um conjunto de sanções sem precedentes à Rússia. Era imperioso fazê-lo, numa demonstração clara de apoio à Ucrânia e na defesa da liberdade e da democracia que tanto custaram a conquistar”, sublinhou a eurodeputada, reforçando, todavia, a necessidade de avançar ainda mais. “É urgente não ficarmos por aqui, o risco de pobreza nos transportes é real e há famílias que não irão aguentar os preços elevados de bens e serviços”, disse.

“Obviamente, a perda de vidas humanas é o principal ónus do conflito, mas, a esta catástrofe humanitária, juntam-se os efeitos económicos que começam a fazer-se sentir em vários sectores. Empresas e famílias sentem na sua gestão financeira as dificuldades de uma escalada de preços”, referiu Cláudia Monteiro de Aguiar, para de seguida interpelar a Comissão Europeia: “Que mecanismos estamos a pensar criar, que instrumentos iremos colocar em prática? Como pensa mitigar o impacto na indústria da aviação? Tem noção de que o setor dos transportes, além de lidar com os efeitos da pandemia e da guerra, tem agora um desafio hercúleo para atingir as metas ambiciosas e exigentes a nível ambiental?”, questionou.

Revelando uma preocupação particular para com os países periféricos, como Portugal, e com as Regiões Ultraperiféricas, Cláudia Monteiro de Aguiar insistiu junto da Comissária: “E tem noção que há regiões ultraperiféricas que dependem quase exclusivamente dos transportes aéreo e marítimo em matéria de mobilidade de pessoas, bens e serviços?”

No seguimento destas interpelações, a eurodeputada fez um apelo à aplicação de medidas de apoio extraordinário, apoios a curto prazo e apoio às propostas que o PSD tem apresentado através da Task Force do Turismo do Parlamento. A Agência Europeia e uma linha de financiamento para o turismo e um Mecanismo Europeu de Gestão de Crises também são propostas já em cima da mesa.