Madeira

Pedro Calado elogia "dinâmica" da APEL

None
Foto: André Ferreira

A Escola da APEL, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) assinaram hoje, no Museu A Cidade do Açúcar, um protocolo enquadrado num projecto europeu denominado 'A Cultura Acessível: museus para todos desenvolvendo as ferramentas de Comunicação Aumentativa Alternativa'.

O objectivo deste protocolo passa pelo desenvolvimento de mecanismos de comunicação para pessoas com deficiências cognitivas e autismo, permitindo, deste modo, que as obras culturais e artísticas estejam acessíveis a todos, no Museu A Cidade do Açúcar.

Durante a assinatura, o presidente da CMF, Pedro Calado, "agradeceu" à escola da APEL por se ter associado à autarquia, neste projecto que "para além da área cultural, visa incluir as pessoas com deficiências cognitivas, que é algo que nos sensibiliza muito".

Destacando também a "dinâmica" desta escola, Pedro Calado, classifica-a como "pioneira, neste tipo de acções" e que "vai sempre um bocadinho à frente, sempre à procura de projectos e parcerias".

Assim, o presidente da autarquia do Funchal, relembrou o trabalho realizado pelo Governo Regional (GR) com a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM) afirmando ser uma "colaboração muito profunda" e um "trabalho muito grande e importante de apoio e desenvolvimento de infraestruturas e transportes".

Este projecto termina no mês de Março de 2023 e congrega parceiros internacionais como Itália, Moldávia, Grécia, Espanha e Polónia.