Madeira

Madeira não tem por enquanto nenhum caso confirmado de hepatite aguda em crianças

None

O director regional de Saúde confirmou ainda há pouco que, neste momento, a Madeira não conta com nenhum caso confirmado de hepatite aguda em crianças, embora refira que estão em estudo de alguns casos, no sentido de se apurar se se tratam ou não desta doença cujas causas ainda são desconhecidas.

Herberto Jesus falava à margem do encontro que decorre hoje no Hospital Dr. Nélio Mendonça, 'Caminho dos Hospitais', sob o tema

'O caminho para a inovação e proximidade de cuidados', iniciativa que contará, ao longo do dia, com a participação de vários oradores regionais e nacionais.

Na ocasião, o médico deu conta de que as hepatites são comuns na infância e que neste momento não há razões para alarme. Os dois casos suspeitos em análise dizem respeito a dois indivíduos com menos de 16 anos, com algumas alterações hepáticas, que não necessitam de hospitalização.

"Neste momento ainda não se pode dizer se estão associados às hepatites em estudo a nível internacional", sendo a origem para já desconhecida ou tão pouco se terá alguma relação com a covid-19", notou Herberto Jesus, dando conta de que "há ainda muita incerteza".

Para já, o director regional de Saúde recomenda atenção à higiene sanitária e de bom relacionamento pessoal e interpessoal. "Isso é que pode definir a nossa sobrevivência no futuro", realça.

Já foram registados mais de 10 casos suspeitos de hepatite aguda em crianças na Madeira nas últimas semanas, nao se tendo confirmado qualquer situação até ao momento.