Madeira

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove campanhas nas escolas sobre prevenção do Vírus Papiloma Humano

None Ver Galeria

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro iniciou, ontem, uma campanha de sensibilização sobre a problemática do Vírus do Papiloma Humano (HPV), que se estende até 31 de Maio.

A Campanha ‘HPV e Quê?’, cujas primeiras acções decorreram nas escolas Profissional Atlântico e Secundária Francisco Franco, pretende informar acerca dos riscos associados à infeção pelo vírus e apelar à sua prevenção.

A iniciativa destina-se a alunos do 3º ciclo e do secundário e envolve actividades como realidade virtual, aplicação de tatuagens e esclarecimento de dúvidas com profissionais de saúde. 

A actividade contará com a colaboração de sete escolas, oito médicos e com a participação de 565 alunos, aproximadamente. 

O projecto visitou, hoje, a Escola Profissional Francisco Fernandes e a Escola da APEL, seguindo amanhã para a Escola Básica e Secundária da Calheta, no dia 30 para a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e no dia 31 para a Escola Básica e Secundária de Machico.

É de salientar que o HPV é responsável por lesões benignas, como condilomas genitais, e é responsável por 100% dos cancros do colo do útero, 70% dos cancros da vagina, 40% dos cancros da vulva, 84% dos cancros do ânus e 47% dos cancros do pénis