Madeira

Residem na Madeira 10.700 estrangeiros de 116 nacionalidades

Dia da Interculturalidade celebra-se este sábado com arraial montado no terraço da Junta de Freguesia de São Martinho

None

Após dois anos de interregno, o Dia da Interculturalidade está de regresso este sábado com arraial montado no terraço da Junta de Freguesia de São Martinho. Até ao final da noite há muita e diversificada animação e gastronomia, complementada com mostra cultural e etnográfica de uma dezena de comunidades (Venezuela, África do Sul, Brasil, Angola, Ucrânia, Rússia, India, Roménia, Cigana e Africana).

Organizado em parceria entre a Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa e a Junta de Freguesia de São Martinho este é um “evento de alegria, de partilha, de afectos” e bem demonstrativo “da paz social e da paz que se vive na Região”, destaca Sancho Gomes, director de Serviços das Comunidades, Migrações e Cooperação Económica, da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa.

De acordo com este responsável, actualmente a Madeira acolhe cerca de 10.700 residentes estrangeiros de pelo menos “116 nacionalidades diferentes”.

Satisfeito com a adesão logo na abertura do certame estava Marco Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de São Martinho. Que não só é “a maior freguesia das ilhas” como também a que acolhe “o maior número de migrantes e emigrantes de todo o mundo”, ao dar conta de “mais de uma centena de países representados” entre os fregueses estrangeiros que escolheram São Martinho para residir.