Comunidades Madeira

Número de estrangeiros residentes na Madeira aumentou 19% desde o início da pandemia

Presidente do Alto Comissariado para as Migrações está de visita à Região para participar nas festividades do Dia Mundial da Diversidade Cultural, assinalado este sábado

None

Desde o início da pandemia, a população estrangeira residente na Madeira aumentou 18,9%, passando de 8.586 indivíduos, em 2019, para um total de 10.591 em Dezembro de 2021.

“Continua a haver uma presença importante de comunidades de várias origens que convivem de forma harmoniosa”, referiu Sónia Pereira, após uma audiência no Palácio do Governo, na manhã desta quinta-feira, no Funchal, com o director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.

A comunidade venezuelana ganhou grande expressão, sendo actualmente a maior comunidade estrangeira a residir na Região, com 2.433 pessoas, seguindo-se os britânicos (1220 pessoas), os brasileiros (1013), os alemães (890 cidadãos) e os italianos (614), segundo dados da Direcção Regional das Comunidades.

O aumento da imigração para a Madeira é explicada pela estabilidade e crescimento económico e social, explicou Rui Abreu. Actualmente, o número de estrangeiros residentes na Região aumentou para cerca de 11.000.

A presidente do Alto Comissariado para as Migrações, Sónia Pereira, está de visita à Região para participar nas festividades do Dia Mundial da Diversidade Cultural, celebrado a 21 de Maio, sábado, e conhecer o programa organizado pelo Governo Regional e os projectos em curso que permitem às comunidades imigrantes residentes na Madeira a troca de experiências culturais, gastronómicas e de vivências.

Sónia Pereira aproveitará esta deslocação à Região para também contactar com os representantes das comunidades imigrantes, inteirar-se das valências do Centro Local de Apoio à Integração dos Migrantes, que nasceu de uma parceria entre o Alto Comissariado e visitar dois projectos do programa ‘Escolhas’, que apoia crianças em “situação vulnerável”. A maioria é de nacionalidade portuguesa, algumas das quais de etnia cigana, revelou.

“Temos esta parceria com o Governo Regional da Madeira que permite ter aqui esta estrutura do Centro Local de Apoio à Integração dos Migrantes que é um espaço privilegiado de atendimento e acompanhamento aos migrantes mas que também permite a dinamização de actividades que valorizam esta diversidade que existe no território”, Sónia Pereira, Presidente do Alto Comissariado para as Migrações

Um projecto que Sónia Pereira valoriza pois permite actuar em conjunto e em parceria com as autoridades na Região, também na formação técnica e necessária para “a actualização sobre o que se vai implementando na área”.