Madeira

Madeira vai ter unidades especiais de acompanhamento de insuficiência cardíaca

Objectivo é evitar que os doentes tenham necessidade de recorrer aos serviços de urgência

None

Para evitar que os doentes com insuficiência cardíaca tenham necessidade de ir tantas vezes aos serviços de urgência, a Região está a preparar a criação de “unidades especiais de acompanhamento de insuficiência cardíaca” com capacidade para que “possam fazer o acompanhamento diário” e “monitorização” dos doentes com esta patologia.

Revelação feita esta tarde por Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil, à margem do arranque oficial da iniciativa ‘Dias da Saúde Smart4Health’, com destaque para a realização de rastreio cardiovasculares, no Stand da Saúde, localizado nas imediações da Praça do Povo, no Funchal.

Embora registe que “a Madeira nos últimos anos tem melhorando muito o acompanhamento destas doenças” com a implementação, desde 2009, da via verde do coração, onde, “felizmente, as pessoas que têm enfartes conseguem chegar ao hospital em tempo útil através do sistema pré-hospitalar diferenciado”, Pedro Ramos refere que agora o maior motivo de preocupação nesta área das doenças do coração é a insuficiência cardíaca, que além de obrigar a “medicação prolongada”, muitas vezes implica recorrer ao “transplante, que é a solução final”, lembra. Acresce o “peso enorme de saúde pública” que estas doenças representam, “devido às sequelas que deixavam nos doentes e à lentidão que é recuperar do coração e das doenças cerebrovasculares”.

A exemplo da via verde do coração que vem proporcionando “melhores resultados nos eventos agudos”, espera que o mesmo possa verificar-se com as anunciadas unidades especiais de acompanhamento de insuficiência cardíaca, “unidades que vão ser criadas” para ser possível garantir o devido acompanhamento aos doentes e ao mesmo tempo evitar que estes tenham necessidade de ir tantas vezes à urgência.

O governante está convencido que “todo este investimento que tem sido feito até agora vai ter resultados positivos”.

Declarações no âmbito do mês do coração, onde a UNINOVA e a Fundação Portuguesa de Cardiologia levam a cabo os 'Dias da SaúdeSmart4Health', durante os quais se realizam uma série de iniciativas que incluem um ciclo de palestras, actividades e rastreios cardiovasculares, assinalando também a nova localização do stand Madeira Digital Health and Wellbeing, agora nas proximidades da Praça do Povo.

Durante todo o mês de Maio vão decorrer várias acções nas quais a população será convidada a participar. Após a semana inaugural e até ao fim do mês, haverá lugar aos rastreios, entre outros eventos, onde serão atribuídos dez SmartWatches como prémio.