Madeira

PSD afirma que há infra-estruturas para operadores acederem a comunicações

None

O grupo parlamentar do PSD afirmou, esta tarde, que estão criadas as infraestruturas para que os operadores possam aceder às comunicações a um custo mais reduzido e reflectirem essa realidade junto do consumidor final. As declarações são do deputado Carlos Rodrigues, numa visita à estação do Amparo, no âmbito do Roteiro sobre Acessibilidades.

O local hoje visitado é onde é feita a nova ligação por cabo submarino a Sines que permite, “quer em termos de condições tecnológicas, quer em termos de custo, uma evolução bastante acelerada”. 

Na ocasião, o deputado assumiu que a principal preocupação dos operadores estava relacionada com o facto de o anterior cabo estar desactualizado. “O Governo Regional substituiu-se à obrigação que era do Governo central e promoveu este investimento de cerca de 15 milhões de euros, que se traduz numa ligação a um cabo que vem desde a América do Sul até ao Continente Europeu com uma ramificação para a Madeira”, referiu Carlos Rodrigues.

Esse investimento do Governo Regional "traz como benefícios imediatos a disponibilização de um cabo com uma capacidade 200 vezes superior à que existia, dando uma grande margem de crescimento em termos de utilização e, acima de tudo, uma enorme redução de custos das comunicações".

“Tínhamos custos que eram muito superiores àqueles que existiam ao nível do Continente português. Neste momento, com este investimento, há uma redução de cerca de 96 por cento”, disse.

No entanto, Carlos Rodrigues alerta que para que esta redução tenha efeitos no custo final para o utilizador “é necessário que todos os operadores que estão no mercado utilizem esta via”, uma vez que a infraestrutura já está criada e as condições já estão disponibilizadas.