5 Sentidos

UMa expõe gesso de Jaime Moniz

None
Foto: AF

A Faculdade de Artes e Humanidades, da Universidade da Madeira (UMa), tem em exposição, o gesso, em tamanho real, da estátua de Jaime Moniz, cedida pela Câmara Municipal do Funchal (CMF).

A estátua, recentemente restaurada,  foi cedida no âmbito de um protocolo entre a CMF e a UMa que permite "aprofundar a relação entre estas duas instituições, bem como valoriza a circulação de obras e arte e escultóricas relevantes". refere o comunicado enviado pela CMF.

A escultura original de Jaime Moniz necessitou de um exemplar, em tamanho real, para acompanhar a criação da estátua que seria mais tarde erguida em frente ao Liceu Jaime Moniz, em mármore, inaugurada a 18 de Fevereiro de 1962.

Com o passar dos anos o gesso sofreu danos ligeiros e, em Fevereiro de 2010, sofreu danos acentuados. 

"Tendo em consideração a importância cultural que este exemplar acarreta e o seu estado, a escultura necessitou de uma intervenção profunda, sendo que o restauro foi efetuado em cerca de 2 meses", explica a CMF.

Após a restauração, o gesso, esteve em exibição na exposição 'Mestre Anjos Teixeira', no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, entre Junho e Agosto de 2021.