Madeira

PCP assinala centenário de José Saramago

Comemorações decorrem sob o lema 'Escritor universal, intelectual de Abril, militante comunista'

Galeria Anjos Teixeira estabeleceu parceria com a Direcção Regional da Madeira do PCP no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago
Galeria Anjos Teixeira estabeleceu parceria com a Direcção Regional da Madeira do PCP no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago

O PCP Madeira apresentou esta terça-feira, 17 de Maio, a instalação intitulada 'Saramago: a diáspora e a insularidade', patente na Galeria Anjos Teixeira. A iniciativa dá início à programação cultural relativa às comemorações do centenário de José Saramago e marca ainda o início da parceria entre a Galeria Anjos Teixeira e a Direcção Regional da Madeira do PCP.

Na ocasião, o coordenador Regional do PCP, Edgar Silva, frisou na sequência da parceria entre as instituições, "serão desenvolvidos diversos eventos sobre a diáspora e a insularidade no pensamento e na obra do escritor José Saramago" na a Galeria Anjos Teixeira. Já da parte do PCP "serão concretizadas propostas para assinalar o centenário de José Saramago, sob o lema 'Escritor universal, intelectual de Abril, militante comunista'.

O PCP pretende contribuir para a divulgação e para o debate em torno da obra de um dos mais destacados intelectuais do Portugal de Abril, para a democratização da cultura, com especial preocupação com as novas gerações, bem como para o conhecimento do seu papel na luta contra o fascismo, pelas conquistas de Abril, como militante comunista.

A instalação na Galeria Anjos Teixeira representa uma "viagem criativa pela mão do Nobel da Literatura, através de diversos fragmentos da sua obra, naquela que foi a sua experiência da diáspora e a valorização da insularidade", explicou Edgar Silva.