Madeira

Funchal produz cerca de 62.000 toneladas de resíduos urbanos por ano

Cerca de 12.500 toneladas (20% do total) de resíduos produzidos são encaminhados para reciclagem.

Autarquia funchalense assinalou hoje o dia Internacional da reciclagem.
Autarquia funchalense assinalou hoje o dia Internacional da reciclagem.

A Câmara Municipal do Funchal assinalou esta terça-feira, 17 de Maio, o Dia Internacional da Reciclagem, com actividades junto dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico da Achada. Andreia Baptista ficou a cargo de contar a história 'O Mistério dos Contentores', de seguida os alunos fizeram uma visita orientada à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal.

No dia Internacional da Reciclagem, a autarquia funchalense realça que o município do Funchal produz cerca de 62.000 toneladas de resíduos urbanos por ano e encaminha cerca de 12.500 toneladas de resíduos para reciclagem, o que corresponde a 20% do total produzido.

Em nota emitida, a vereadora com o pelouro do ambiente, Nádia Coelho, alerta para a importância da reciclagem para o meio ambiente: " Quando depositamos correctamente o nosso lixo e evitamos que este tenha como destino final a valorização energética, estamos a contribuir para a sua circularidade e para a preservação do meio ambiente".

Nádia Coelho considera fundamental continuar a apostar nas acções de educação e sensibilização dos cidadãos de modo a consciencializar para a reciclagem, com o objectivo de reduzir o consumo de recursos naturais, favorecer o meio ambiente, a economia e a sociedade, diminuir a quantidade de resíduos encaminhados para valorização energética e aterro, poupar energia, prolongar a vida útil dos aterros sanitários e ainda melhorar a consciência ecológica.

O dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objectivo de despertar na sociedade a necessidade de se refletir sobre as questões ambientais e sobre o consumismo e relembrar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os nossos resíduos.