Madeira

AMI lança a 26.ª campanha de reciclagem de Radiografias

None

Campanha sob o mote “#MostraQueoQueImportaÉoInterior”, pretende reciclar radiografias por um mundo melhor

Até o próximo dia 27 de Maio, a AMI vai estar em curso com a sua 26.ª campanha de reciclagem de radiografias.

A recolha de radiografias faz-se anualmente com o apoio de farmácias, centros de saúde e hospitais. Durante os períodos de campanha, as radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico, anteriormente separadas dos relatórios clínicos, podem ser entregues nas farmácias aderentes à campanha. Fora dos períodos de campanha, é possível entregar as radiografias em qualquer uma das instalações da AMI ou em farmácias que façam recolha durante todo o ano.

Na Madeira, esta iniciativa da AMI decorre há já 23 anos, com o apoio das farmácias e da Câmara Municipal do Funchal, cujo imprescindível apoio permite a recolha das radiografias em toda a ilha e o respectivo envio para o continente. A campanha, que conta com o apoio da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (Adifa)e da Associação Nacional de Farmácias, decorre até 27 de maio nas farmácias aderentes.

Este projecto da AMI, que teve a sua primeira edição em 1996 e que tem a dupla finalidade de contribuir para a proteção ambiental e angariar fundos para financiar os projetos desenvolvidos pela instituição, já permitiu recolher mais de 1.600 toneladas de radiografias em farmácias e hospitais, graças a uma vasta rede de apoios, quer da sociedade civil, quer das farmácias.

A recuperação da prata contida nas radiografias permite evitar a deposição destes resíduos em aterro sanitário, ao mesmo tempo que permite reduzir a extração de prata na natureza e as nefastas consequências que esta actividade tem, quer pela destruição de áreas naturais, quer pela exploração das populações locais, muitas vezes em países em desenvolvimento.