Madeira

Uriel Abreu quer avançar com modelo regional para “valorizar a função do Bombeiro”

None

Aproveitando a cerimónia de entrega de certificados do curso de suporte básico de vida com DAE aos profissionais de táxi, esta tarde, o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, António Mendes Nunes, apresentou ‘oficialmente’ o novo Inspector Regional de Bombeiros, função que passa a ser desempenhada, em regime de substituição, por Uriel Abreu.

Ao DIÁRIO, o inspector explicou que a inspecção tem uma série de competências relativas à fiscalização das corporações e a todo o sector da actividade dos bombeiros. “Efectivamente, a fiscalização faz falta em qual sector de actividade, e não apenas aos bombeiros”, evitando assim constrangimentos em todo o socorro à população.

Uriel Abreu não quis se referir a falhas de comunicação entre corporações e o Serviço de Protecção Civil, mas mais concretamente a falhas dos processos administrativos. “Avaliar se o registo dos bombeiros está a ser bem feito na plataforma nacional, por exemplo”, assim como o cumprimento das questões salariais e de progressão de carreira.

“Vamos ver a melhor forma de desenvolver um modelo regional que se proponha a fazer a valorização, a profissionalização e, sobretudo, a especialização das carreiras dos bombeiros”, disse, sendo também intenção fazer candidaturas ao mecanismo europeu de protecção civil de forma a realização intercâmbios com bombeiros de outros países, de forma a fomentar a partilha de experiências e procedimentos operacionais.