Madeira

Escola Horácio Bento de Gouveia recebeu alunos no âmbito do Erasmus+

None
Foto: DR

No âmbito do projecto Erasmus+ 'KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices, KA229 - School Exchange Partnerships', a Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia e a ADARTEC – Associação Design, Arte e Tecnologia, receberam alunos, através de intercâmbio, dos Países Baixos, Finlândia, Itália e Espanha.

A mobilidade decorreu de 9 a 13 de Maio, na Ilha da Madeira, e contou com um programa cultural diversificado com o intuito de explorar aspectos do património natural, cultural e artístico, através dos usos e costumes da população local.

O objectivo primordial deste programa - 'KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices, KA229 - School Exchange Partnerships' - foi desenvolver actividades através da metologia 'STEAM', onde os alunos envolveram-se na aprendizagem experimental, resolveram problemas reais, através do trabalho em colaboração e do processo criativo, com o objectivo de desenvolver competência interculturais com os alunos dos países em intercâmbio.

Este estudo visou desenvolver um projecto com a metodologia STEAM que abordou conhecimentos das várias áreas do saber com a particularidade de explorar em pormenor o movimento através da arte cinética e concomitantemente a análise dos eixos da arte, da tecnologia e da engenharia e o contributo destes no desenvolvimento de um trabalho colaborativo e interdisciplinar.

Tendo por base o desenvolvimento dos domínios de aprendizagem relacionados com a cultura, a cidadania mundial e o confronto com a diversidade, o trabalho de projecto foi a exploração da arte cinética partindo das primeiras invenções dos carros de arrasto.

Neste contexto, a mobilidade desenvolveu-se com actividades ao ar livre, nomeadamente uma visita de estudo à obra escultórica na cidade do Funchal, para recolha de elementos fundamentais ao desenvolvimento do trabalho de projecto, com forte incidência para a análise da escultura de Anjos Teixeira, intitulada 'Transporte do Vinho', para reconhecimento dos elementos constituintes do carro de arrasto

Visitaram o monumento alusivo ao 58.º aniversário da Força Aérea, da autoria do arquitecto Luís Pereira, para reconhecimento da estrutura metálica semelhante a asas, dando lugar ao estudo de alguns operadores mecânicos que foram utilizados em carros de pau para proporcionar movimento em bonecos articulados.

Fizeram igualmente uma visita ao parque de Santa Catarina para estudar a calçada madeirense e reconhecimento do declive e estrutura que este apresenta de modo a promover o movimento dos carros de arrasto, dando lugar a representações de arte cinética no trabalho final que foi realizado na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.