“Tem coragem”

Estas foram as palavras de um pai à sua filha, criança, junto com a sua esposa, no momento da despedida, antes do embarque no comboio que as levaria para local seguro, no inicio da invasão à Ucrânia, na reportagem do jornalista, José Rodrigues dos Santos, RTP.

O jornalista, Rui Caria, partilhou a sua reflexão, na sua página no FB, que cito parcialmente:

“Em quase vinte dias a guerra ensinou-me os outros vários lados desta profissão. E apesar da experiência que me foi dada por lá, em termos jornalísticos, não esquecerei a experiência pessoal destes dias de conflito. A guerra é muitas coisas, vê-se destruição e gente morta no caminho. É o caos criado pelo Homem. Já vi muito disso “noutras guerras” e com outras armas, mas foi na imagem de um pequeno gato, que há dias correu por mim a arder, que senti que a guerra é completamente anacrónica e irracional e por isso indizível. Os animais não fazem mísseis. Somos nós. Somos nós na nossa pretensiosa racionalidade que havemos de erradicar tudo à nossa volta até nos elidirmos a nós. E está a acontecer.”

“Não há nenhum exemplo, nas nossas nações modernas, de uma guerra que haja compensado com um pouco de bem o mal que fez. “(Voltaire, Citador)

“A espécie humana apenas se pode permitir uma guerra: a guerra contra a sua própria extinção. “ (Isaac Asimov, Citador)

“Cada guerra é uma destruição do espírito humano. “ (Henry Miller, Citador)

“A guerra é a saída cobarde para os problemas da paz.” (Thomas Mann, Citador)

“A paz é a maior arma para o desenvolvimento que qualquer povo pode ter.” (Nelson Mandela, Citador)

“De nós depende seguirmos o caminho da paz ou continuarmos trilhando o da força bruta, indigno da nossa civilização. Dum lado esperam-nos a liberdade dos indivíduos e a segurança das comunidades, de outro lado ameaçam-nos a servidão para os indivíduos e o aniquilamento da nossa civilização. O nosso destino será tal qual nós o merecermos.” (Albert Einstein, Citador)

“O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.” (John F. Kennedy, Citador)

João Freitas