País

GNR recolheu 14 migrantes no Mediterrâneo ao largo da Sardenha

None

A Guarda Nacional Republicana recolheu na quarta-feira 14 migrantes no Mediterrâneo e entregou-os às autoridades da Sardenha, divulgou hoje aquela força, a participar numa operação conjunta de patrulhamento europeia.

A lancha de patrulhamento costeiro da GNR vigiava as águas a sul da Sardenha quando se soube que uma pequena embarcação de madeira com migrantes tinha sido vista por um barco de pesca local e acabou por a intercetar na noite passada.

Cinco dos passageiros são menores de idade e todos estavam "em evidente estado de exaustão" em consequência da viagem, afirma a GNR em comunicado, acrescentando que deu comida e mantas térmicas a todas as pessoas recolhidas.

Os tripulantes foram levados para Sant'Antiocco, onde as autoridades vão investigar as razões para terem feito a travessia e distinguir entre casos humanitários e migração económica.

Os pedidos de asilo seguem um processo que pode determinar se ficam, no caso de aprovação, ou se são deportados, se não se provarem as razões humanitárias.

A GNR participa até 13 de julho na operação "THEMIS-2022" da agência europeia de fronteiras e costa, FRONTEX, cujos objetivos são "controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça".