Madeira

Sara Cerdas reivindica a criação de um gabinete da RAM em Bruxelas

None
Foto: DR

A eurodeputada madeirense, Sara Cerdas, voltou a reivindicar um gabinete da Região Autónoma da Madeira, em Bruxelas, com um representante permanente na defesa dos interesses da Região.

No seguimento de uma reunião com os representantes regionais de visita a Bruxelas, no âmbito do projecto 'FORWARD' - projecto que pretende reforçar a visibilidade e o reconhecimento e 'expertise' em investigação e inovação nas regiões ultraperiférias (RUPs) -  este tema esteve em cima da mesa.

Em comunicado enviado, a eurodeputada "critica o desinteresse do Governo Regional em dar continuidade a esta reivindicação". 

“Infelizmente continuamos sem gabinete da Madeira em Bruxelas, há muito uma reivindicação do PS Madeira. Se por um lado o Governo Regional inaugurou um espaço dando conta desse intuito, após mais de 2 anos e meio continuamos com a cadeira vazia.”, referiu a eurodeputada.

“O gabinete dos Açores, representado em Bruxelas, prova esta necessidade. Faz um bom trabalho ao nível do network, da troca de sinergias e de reivindicação das suas necessidades em Bruxelas, junto das diferentes instituições e organismos da União Europeia, no âmbito da cooperação inter-regional, na defesa da ultraperiferia, dos seus setores e das suas especificidades. É preciso esclarecer que o gabinete não substitui o Governo Regional, nem mesmo o trabalho das Eurodeputadas eleitas pela Madeira, mas é um facilitador da ação governativa, o que reforça a capacidade de intervenção e permite uma maior proximidade com as principais instituições e participação nas propostas em discussão.” Sara Cerdas, eurodeputada.

Durante esta reunião, com os representantes do projecto 'FORWARD', Claudio Mantero e Lucio Quintal, ficou registada a necessidade em melhorar o "network da Madeira em Bruxelas, especialmente ao nível do conhecimento - melhorar os recursos locais e estruturas públicas, bem como o diálogo entre os cidadãos e entre regiões ultraperiféricas", explica o comunicado enviado.

“A troca de sinergias com as outras ilhas e RUPs europeias, para criar uma network específica, permitirá uma maior acção ao nível de projetos-piloto, que depois possam ser potencializados pelos fundos europeus e através de consórcios, elevando o nível e tirando proveito do valor acrescentado e potencial que a Madeira e as restantes oito regiões têm”. Sara Cerdas.