Madeira

'Funchal –Uma Cidade Inteligente' foi o projecto vencedor da iniciativa "Jovens em Participação"

A escola vencedora recebe 10 mil euros para executar a proposta

None Ver Galeria

A Câmara Municipal do Funchal promoveu, esta tarde, na Sala da Assembleia Municipal, a apresentação, discussão e votação dos projetos da iniciativa ‘Jovens em Participação’, do 2º e 3º ciclos.

Participaram 5 escolas com os seguintes projetos:  Externato Apresentação de Maria – “WCanino”´;  Escola Ângelo Augusto da Silva – “FunchalMusa – Concurso de Grupos Musicais Estudantis”; Escola Salesianos de Arte e Ofícios – “Funchal – Uma Cidade Inteligente”; Escola Eduardo Brazão de Castro – “Intergeração+” e  Escola Horácio Bento Gouveia – “Parque Desportivo Inclusivo”.

As propostas foram votadas pelos alunos presentes, saindo vencedora a Escola Salesianos de Arte e Ofícios com o projeto-‘Funchal-Uma Cidade Inteligente’. A escola vencedora recebe 10 mil euros para executar a proposta.  A verba provém do orçamento próprio da iniciativa “Jovens em Participação”.

A sessão foi presidida pelo presidente da Assembleia Municipal do Funchal.

José Luis Nunes elogiou o “contributo positivo” da participação dos jovens na construção da cidade, agradeceu o trabalho, dedicação e ajuda dos professores à juventude, sublinhando que esta precisa de ser ajudada, especialmente na instrução, educação e muito na prevenção de desvios, como o uso e abuso de drogas, muito nocivos para a saúde.

Já a Vereadora com o pelouro da Educação, Isabel Costa, manifestou a sua satisfação pelo envolvimento e participação dos jovens em assuntos que fazem parte da nossa cidade e que,” todos juntos podemos fazer a diferença e construir uma cidade mais justa e igualitária para todos”.

A autarca também enalteceu o trabalho dos professores neste processo de crescimento, quer a nível social e escolar destes jovens. Isabel Costa  alertou igualmente para os “perigos sociais” que existem atualmente na nossa sociedade desde o consumo do álcool, de drogas e o fenómeno internet que “desviam os jovens de muitos sonhos”, logo, afirma,  é importante estarmos envolvidos nestes projetos e focados nos nossos objetivos. 

Presente esteve também o vereador, Bruno Pereira que elogiou a participação dos jovens na gestão da coisa publica, apelando para que nunca digam: “ Eu não me interesso pela politica! Nunca digam isto”. 

De referir que  “Jovens  em Participação” é um projeto da Câmara Municipal do Funchal, que procura sensibilizar os mais jovens para as questões do poder local, estimulando o pensamento crítico, mediante a apresentação de propostas de interesse para o Município e para a comunidade educativa em que estão inseridos. É uma espécie de “Orçamento Participativo”, desenvolvido nas escolas.