O estudo sobre a Zona Franca

Esperemos que depois do resultado deste estudo levado a cabo por uma entidade totalmente independente e sem interesse nenhum na Zona Franca, de uma vez por todas se calem as Anas Gomes, as Catarinas Martins e as Mortáguas deste país.

Provou-se, o que as pessoas que realmente estavam informadas já sabiam há anos; a Zona Franca é de crucial importância para a economia da Madeira e dá emprego a milhares de pessoas que precisam dos seus vencimentos para pagar as suas casas, as suas despesas e sustentar as suas famílias, como toda a gente.

Agora não há como negar e, havendo o bom senso por parte de Lisboa que eu espero que haja, finalmente tenhamos o apoio incondicional a um instrumento que traz milhões de Euros em receitas fiscais com ZERO custos para o Estado e para os contribuintes.

No entanto, foi à custa da ignorância de muita gente, que se perderam muitos milhões em receitas e que muitas centenas de pessoas foram ficando sem emprego nos últimos anos, porque as sociedades foram saindo e se deslocando para outros países com melhores condições e onde não se arrasta pela lama este instrumento da forma como se fez neste país.

Tantos empregos que teriam sido poupados e tantos mais que poderiam ter sido criados , foi literalmente tirar empregos as pessoas a troco de nada, sem vantagem absolutamente nenhuma para ninguém, diria que foi criminoso o que se fez e o que se disse da Zona Franca da Madeira.

Já agora porque razão a ZFM só deverá existir até 2027? Tem algum cabimento haver um prazo para a sua existência? Será que a partir de 2028 a Madeira deixa de ser uma RUP com todas as suas limitações? Será que a 1 de Janeiro de 2028 vamos ser uma ilha rica como por magia? A ZFM deverá existir de forma ilimitada e estar competitivamente ao nível de todas as outras, o que não acontece agora. Há que haver igualdade de condições entre todas as Zonas Francas, caso contrário, obviamente que as menos atrativas vão ficar a perder, isto é básico.

Vamos colocar partidarismos de lado e, unirmo-nos para receber muitas empresas que tragam investimento e emprego.

Chega de pensar pequeno.

João Rodrigues