A Guerra Mundo

Abertos mais de nove mil processos por crimes de guerra na Ucrânia

None
Foto EPA

A justiça ucraniana já abriu mais de nove mil processos relacionados com alegados crimes de guerra praticados pelos russos durante a invasão do país, anunciou hoje a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova.

"Até o momento, temos 9.158 casos de crimes de guerra", disse Iryna Venediktova, em declarações citados pela agência Ukrinform e pela agência EFE.

Segundo a Procuradora-geral, todos os dias surgem "motivos para iniciar, mais e mais, novos casos" de crimes de guerra, ligados à morte de civis, aos bombardeamentos, e à deportação de populações da Ucrânia, incluindo crianças, para os territórios ocupados ou para território russo.

Iryna Venediktova salientou que o processo de responsabilização dos ditos criminosos de guerra já começou e que alguns dos membros das forças russas suspeitos de cometer tais atrocidades já foram identificados.

"Na região de Kiev há 15 pessoas que levaremos à justiça por tortura, violação e roubo", informou Venediktova.

O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI) declarou recentemente que há "motivos razoáveis" para acreditar que os crimes que foram cometidos na Ucrânia estariam sob a jurisdição do tribunal de Haia.

Além disso, a ONU criou uma comissão de investigação e mais de uma dúzia de países estão a colaborar com a Ucrânia para recolher provas de crimes.